Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Apesar de ter-se tornando réu em cinco ações penais (corrução e lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, tráfico de influência e formação de quadrilha) e de está prestes a passar uma longa temporada atrás das grades, se a eleição para a presidência da República fosse hoje, acredite ou não, Lula venceria as principais lideranças tucanas, nos dois turnos. E de goleada.
Pelo menos é isso o que revela recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Data Folha e publicada na revista Veja desta semana. O resultado da sondagem deve ter causado um tremendo corre-corre no ninho dos tucanos.
Não é o fato de Lula despontar na dianteira, com 29%, enquanto Mariana Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados com 11%, e o juiz Sérgio Moro figura em quarto lugar, com 9%, que dá o tom desse resultado.
Mais que isso, deve preocupar os tucanos as posições vexatórias em que figuram as principais lideranças do partido e potenciais candidatos à presidência, como o senador Aécio Neves e o prefeito de São Paulo João Dória – tecnicamente empatados, em quinto lugar, com 5% cada, enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vem na nona colocação, com míseros 3%. E o senador José Serra, que nem é citado.
O pior, para desespero dos adversários de Lula, e que ele vem subindo na intenção de voto. Segundo a pesquisa, em menos de 12 meses, o petista pulou de 21% para 29%, embora sua rejeição seja altíssima. Aos poucos, Aécio vem caindo, em tendência tão persistente como a ascensão de Lula. Agora, já não é mais o senador mineiro que ameaça o petista, mas, sim, Bolsonaro.
Nesta quarta-feira (10), Lula terá seu primeiro encontro cara a cara com o juiz Sérgio Moro, onde tentará convencê-lo de que não é o dono do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, avaliado em 1,8 milhão, reformado por uma empreiteira envolvida no propinoduto da Petrobras. Para alguns, um encontro como outro qualquer. Para outros, porém, o começo do fim, não só de Lula, como também do PT.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!