Completamente fora da realidade, a presidente Dilma teima em não mexer na ferida. Não diminuirá ministérios, continuará com os 39; não vai ouvir a exigência das ruas, não vai cortar na própria carne. Parece que optou por um tipo de governo suicida, deixando transparecer, com isso, que quer mesmo um mandato só. O Congresso Nacional também vive fora da realidade. A Câmara é um fracasso. Os senadores tiveram chance de acabar com a vergonhosa situação dos suplentes, decidiram por um remendo. Fizeram ouvidos moucos para as manifestações. O Brasil vive uma guerra civil, mas Governo, Congresso, Judiciário e todas as chamadas forças vivas, fazem de conta que não existem vítimas da barbárie. Optaram que o importante é proteger os direitos dos criminosos. Contra as pessoas de bem. Na saúde pública, ao não investir 17 bilhões de reais em 2012, o Governo foi contra seu discurso de que essa é uma área prioritária. Continua ampliando programas sociais que, bons na intenção, na prática parecem ser apenas uma estratégia de caça-votos, descontrolado, que começa, mas não tem data nem forma para terminar. Os Bolsa isso e Bolsa aquilo, que poderiam ser importantes para ajudar brasileiros miseráveis e abaixo da linha da pobreza a se equilibrar, a sair do fundo do poço, tornam-se alvos de duras críticas, simplesmente porque não dão a chance de quem vive das migalhas, preparar-se uma vida melhor, digna, com suas próprias forças.
Então, toda essa gente que tem o poder, decidiu viver no Brasil virtual, arriscando seus mandatos e mandando uma banana para os eleitores. No mundo real, o povo continua insatisfeito , protestando e indo às ruas. Se os governantes e políticos não fazem a parte deles, é o povão quem vai acabar fazendo as mudanças na marra. Azar de quem não enxerga isso.
HISTÓRIA ABANDONADA
Atirados, abandonados e esquecidos, monumentos históricos de Porto Velho e de Rondônia estão prestes a virar pó. Um painel da artista Hélvia Reis e uma escultura de Júlio Carvalho, que adornavam o Trevo do Roque e a rotatória da avenida Campos Sales, na BR 364, estão depredados e escondidos, num pátio da Secretaria Municipal de Administração. O local, também na BR, em direção ao Acre, é impróprio para a guarda destas relíquias. Denúncias foram feitas durante a semana, em sites e nas redes sociais. Lamentável!
DIAMANTES E FOME
Vivendo quase dentro de uma mina de diamantes, uma das mais ricas do mundo, mas proibidos de explorá-la (embora os contrabandistas continuem por lá), índios das etnias Cinta Larga, Apurinã, Suruí e Arara, da região de Espigão do Oeste, estão pedindo ajuda. Já que não podem aproveitar a riqueza da terra, querem pelo menos apoio para plantar. Reuniram-se com o prefeito de Espigão, Célio Renato e com o deputado Padre Ton, pedindo ajuda. Como a legislação brasileira os trata como se fossem coitados inúteis, os índios têm cada vez mais dificuldade para ter uma vida digna. Querem trabalhar. Não os deixam fazê-lo...
BATENDO FIRME
O deputado Hermínio Coelho reassumiu o comando da Assembleia batendo firme em seus adversários. Avisou que vai recorrer à Justiça contra todos os que o envolveram no que ele chamou de "trama". A nota encerra com a promessa de continuar lutando e com uma frase famosa: " Enquanto Deus me der forças e saúde, continuarei lutando o bom combate, na certeza que, como disse o filósofo Jean-Jacques Rousseau, 'a inocência não se envergonha de nada”. Hermínio voltou. E vai para a briga, ao que tudo indica.
CONVIDADOS À PF
A disputa pelo comando do Conselho Federal de Medicina em Rondônia é guerra aberta. As duas chapas - situação e oposição - se digladiam de todas as formas. Nesta semana, mais um fato nesse contexto. Um dos membros de uma das chapas mandou fotografar os votos que chegavam do interior - a eleição é amanhã, segunda, mas os votos já estão vindo - e o fato foi denunciado à Polícia Federal. Vários médicos foram "convocados" à PF para serem ouvidos sobre o episódio. A eleição tem ocorrências de bastidores que deixariam ruborizados políticos antigos, acostumados a batalhas eleitorais nem sempre limpas.
SÓ PIORA
Nossas BRs estão cada vez piores. Os viadutos são arremedos. Nem dona Dilma consegue nos ajudar. O Dnit chegou ao cúmulo da incompetência e do desrespeito para com Rondônia. Está na hora de mandarmos essa gente pra algum lugar em que eles não nos atrapalharão mais. Porque se não sabem e não querem fazer, alguém que nos respeite o fará. Não dá mais para sermos tratados como um minúsculo estado periférico por essa gente.
CARA DE PANACA
O desrespeito ao consumidor continua um absurdo, mesmo com todo o discurso de que há leis para protegê-lo. Porto-velhense comprou uma armação para seus óculos. Não durou 30 dias. Foi à loja reclamar e recebeu a explicação mais criativa, esdrúxula e para enrolar otário que já se ouviu. "É uma pena que quebrou no meio. Se fosse na pontinha, a gente podia trocar"! Inacreditável? Nada. Pura verdade,. Aconteceu aqui mesmo. E pobre otário perdeu os óculos, o dinheiro e ainda saiu com cara de panaca, para comprar em outra loja.
PERGUNTINHA
Como a polícia vai incinerar, nos próximos dias, quase uma tonelada de maconha apreendida na Capital, não tem risco da fumaça dar um "banzo" ou uma "brisa" geral na cidade?