Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos motivos para o surgimento dos engarrafamentos é o aumento desproporcional de veículos particulares em relação a capacidade de transporte dos coletivos urbanos. Veja porque o trânsito de Porto Velho está um caos.
Se algumas medidas não forem tomadas, as projeções para o futuro apontam para o agravamento desta situação.
Vejamos:
Vejam, a frota de veículos aumentou muito, o que causa um transtorno para o trânsito. Em compensação a frota dos ônibus permanece quase que a mesma, isto comprova que ela não atende a demanda da população nas suas necessidades de transporte e por consequência obriga a população utilizar seus veículos particulares, o que torna o trânsito insuportável.
MALHA VIÁRIA INADEQUADA
A malha viária é inadequada e insuficiente, elas inibem os empresários a aumentarem as frotas e colocarem ônibus zero Km. O município não tem melhorado a estrutura para a prestação deste serviço, além da inadequada condição dos pontos de ônibus, pois não atendem a população que enfrenta o sol com temperatura de até 40 graus e as chuvas durante a outra metade do ano.
COLETIVOS INADEQUADOS PARA A REGIÃO
Os atuais coletivos não oferecem conforto necessário como o uso de ar condicionado (para suportar o calor de mais de 40 graus), segurança, rapidez, integração e acessibilidade. Isto ocorre devido a malha viária não oferecer condições de tráfego e o preço das passagens que não encorajam o melhoramento da frota pelas empresas.
Veja também:
Instalação de semáfaros em horário inoportuno causa aborrecimento em Porto Velho
Asfalto Carlos Gomes horário inoportuno – Ilegalidade
LINHAS ESPECIAIS
O transporte urbano com linhas especiais para funcionários públicos, comerciários, universitários e estudantes é inexistente, uma vez que estes usuários se dirigem de forma convergente para o mesmo local. Pode ser observado que os estacionamento da Esplanada da Secretarias, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal do Trabalho, Fórum, Assembleia Legislativa, são seguimentos que aglomeram muitos veículos e se houvessem linhas especiais de transporte urbano com ar condicionado etc…, para estes locais, consequentemente diminuiria o fluxo de automóveis, bem como a gratidão da população que passaria a utilizar o transporte urbano.
Tudo isto vai piorar quando o prédio da Assembleia Legislativa ficar pronto.
POLÍTICA DE TRANSPORTE URBANO
Toda esta deficiência do Município, responsável pela política de transporte urbano, leva a população a optar por seus veículos particulares ao invés do transporte coletivo urbano.
ROTA ALTERNATIVA
Todos os veículos com destino aos estados do Acre e Amazonas e os de sentido à Cuiabá, são obrigados a circularem dentro da cidade, devido a inexistência de rotas alternativas. Temos vistos enormes engarrafamentos de caminhões pesados na Jorge Teixeira que acabam por estragar o asfalto. e essa situação se agrava na época de safra.
As Av. Jorge Teixeira, Rio Madeira e Guaporé são avenidas dorsais e cortam praticamente toda a cidade, o seu cruzamento poderia ser evitado com a existência de pontilhões ou elevados que poderiam ser atravessados por cima, evitando os semáforos e resultando um trânsito mais rápido.
MULTAS NÃO MELHORAM O TRÂNSITO
As atuais multas servem apenas para a arrecadação e não melhoram o trânsito.
É necessário investir em vias seguras para os ciclistas, sinalização devidamente sincronizada, eficiente, juntamente com campanhas permanentes educativas e preventivas.
Estes são os fatores que levam o atual trânsito a uma situação de insuportabilidade, estresse e perigo que mata muitas pessoas.
No próximo capítulo, vamos revelar as consequências da atual política de trânsito e como ele pode ser melhorado.
Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente ai embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor.
Conheça meu trabalho, visite o site Ary Gurjão. Siga nas redes sociais Facebook, Instagram, Google Plus, Twitter e Youtube.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!