Porque Jornalismo - Por Débora Moutinho

Porque Jornalismo - Por Débora Moutinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sempre gostei de escrever, de falar (muito) e ouvia com frequência que levava jeito para coisa. 

Na época de ingressar na faculdade, fiz vestibular para Direito. Erro meu! Não durei nem 2 anos e mudei de curso. E foi assim que comecei a estudar Comunicação Social em 2013.

Trabalhei (na área), e muito, desde antes de começar o curso até hoje. Sou jornalista, e com muito orgulho. Por vocação, por convicção, por paixão e, se Deus permitir, ano que vem, por formação.

Agora vamos a não obrigatoriedade do diploma no exercício do jornalismo. Se isso me chateia? Não. Se me desmerece? Não. Se me desrespeita? Sim. Não me chateia porque um diploma em mãos não quer dizer que se é um bom profissional. E não me desmerece porque a formação crítica que estou construindo ninguém me tira. Nem o Supremo. Mas essa decisão desrespeita, e muito, a mim, aos meus colegas de faculdade e de profissão (formados).

Dizer que qualquer um pode ser jornalista é verdade. Pode sim. Ainda mais em tempos em que a internet permite que blogueiros que escrevem errado se tornem celebridades. Mas ser um bom profissional não é para todos. É para poucos. É para aqueles que amam o que fazem, e que sabem que qualquer atividade começa com respeito. Respeito pela informação, pela fonte, pelo assunto abordado, pela boa apuração, pelo leitor, ouvinte ou espectador. Respeito pelo português bem falado, bem escrito, bem articulado. Respeito pelos fatos, pela Verdade e pela História. E se a faculdade não faz pessoas melhores ou piores ela ensina pelo menos o que esses conceitos significam.

É fato que não é um documento na parede, um registro profissional na carteira ou um título que provam quem eu sou. Eles são a evidência da escolha que eu fiz e a prova de que busquei lapidar meu talento e me apresentar apta para o mercado. E para isso estudo, e muito. Valorizo a dedicação a um curso superior, porque é a prova que você respeita a sua profissão. E a minha quero respeitar!

 
Quem perde nisso tudo é o próprio Brasil, mais uma vez. Em um país com índice de escolaridade tão baixo a decisão da não obrigatoriedade do diploma reforça a teoria nacional de que com jeitinho todo mundo se dá bem. Afinal, se para atuar em uma área que implica a formação de opinião de um país não se precisa de estudo formal, fazer o quê?

Feliz dia do Jornalista!

(A votação da Emenda Constitucional 206/2012, conhecida como PEC dos Jornalistas entrará em votação hoje (7), na Câmara dos Deputados, em Brasília).

Débora Moutinho

(deboramoutinho3@gmail.com)

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS