MERCADO: Recuperação das viagens aéreas desacelera em agosto, diz Latam

A demanda total por viagens aéreas caiu 56% em agosto de 2021 em relação a agosto de 2019

MERCADO: Recuperação das viagens aéreas desacelera em agosto, diz Latam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A  Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que a recuperação das viagens aéreas desacelerou em agosto em relação a julho, muito por conta das ações dos governos em resposta à variante Delta da Covid-19, que afetaram a demanda de viagens domésticas. A demanda total por viagens aéreas caiu 56% em agosto de 2021 em relação a agosto de 2019. Esse resultado representa uma desaceleração em relação a julho, que registrou queda de 53,0% versus julho de 2019.
 
Essa queda está totalmente relacionada aos mercados domésticos, que tiveram redução de 32,2% em relação a agosto de 2019, um declínio significativo em relação a julho de 2021, que registrou queda de 16,1% versus julho de 2019. A demanda por viagens internacionais, por sua vez, foi 68,8% menor que em agosto de 2019, representando um avanço em relação à queda de 73,1% registrada em julho.
 
Todas as regiões apresentaram resultados melhores.unnamed (1)As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 63,1% no tráfego de agosto em comparação com o mesmo mês de 2019, um avanço em relação à queda de 68,3% registrada em julho de 2021 versus julho de 2019. A capacidade caiu 57,3% e a taxa de ocupação diminuiu 11,4 pontos percentuais, atingindo 72,6 pontos percentuais, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 11º mês consecutivo.
 
No Brasil, a demanda teve queda de 20,7%, enquanto a oferta recuou 18,2%. Isto fez com que a taxa de ocupação média caísse 2,6 pontos percentuais para 79,9% em agosto.
 
Os resultados de agosto refletem o impacto das preocupações com a variante Delta nas viagens domésticas, mesmo com a recuperação total das viagens internacionais em ritmo muito lento, situação que só vai mudar quando os governos voltarem a garantir a liberdade de viajar. Os desafios continuam, as reservas de voos feitas em setembro indicam uma deterioração na recuperação internacional. Essa é uma má notícia e estamos seguindo para o quarto trimestre do ano, que tradicionalmente é mais lento”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS