ACRE: Operação combate desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes

Agentes do ICMBio, apoiado por outras instituições federais e estaduais, realizaram ações contra a pecuária irregular, maior agente causador da derrubada da floresta na unidade de conservação

ACRE: Operação combate desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes

Foto: Agência GOV

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Chico Mendes deflagrou, na última quinta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Operação Suçuarana, voltada ao combate do desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. O principal alvo da ação é a pecuária irregular, praticada por invasores em diferentes pontos da Unidade de Conservação.
 
A Operação Suçuarana teve o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Acre (BPA), Força Nacional (FN), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro (EB), Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf).
 
Para a gerente regional do ICMBio na Amazônia, Carla Lessa, a operação representa um resgate dos objetivos da unidade de conservação. Ela destaca que é importante contextualizar a criação da Reserva Extrativista Chico Mendes, instituída na década de 1990. A reserva abrange sete municípios e abriga cerca de 5 mil famílias que conhecem bem os limites de uso do território.
 
“A gente tem um acordo com as comunidades, que é o plano de utilização, um documento que define regras e exige autorização para o uso da área. No processo de fiscalização, autuamos, multamos, embargamos áreas e, em alguns casos, notificamos para retirada do gado. Muitas vezes essas ações são realizadas pela equipe local, mas, quando a situação foge do controle como infelizmente tem acontecido, precisamos de medidas mais enérgicas. Hoje, a Reserva Chico Mendes é a mais desmatada da Amazônia”, explica.
 
O ICMBio vem direcionando seus esforços para alvos específicos, áreas onde existem ações judiciais em andamento, processos de retirada de ocupações irregulares e reiteradas notificações de retirada de gado que não foram cumpridas. O foco da instituição está concentrado nesses casos, que não se limitam ao município de Xapuri, mas ocorrem em diferentes regiões com o mesmo perfil.
 
A Operação Suçuarana tem como objetivo preservar o meio ambiente e proteger o modo de vida das populações tradicionais, reforçando o papel do ICMBio como gestor das unidades de conservação federais. A articulação com diversas instituições públicas fortalece o enfrentamento ao desmatamento e a outros crimes ambientais, integrando as ações de combate às mudanças climáticas.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?
Se Carlos Bolsonaro fosse candidato ao Senado por RO, você votaria nele?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS