GOLPISMO: A democracia não pode ser ameaçada, defende Samuel Costa sobre ataques ao STF

Segundo o advogado, essa tática pragmática dos golpistas busca desestabilizar as instituições

GOLPISMO: A democracia não pode ser ameaçada, defende Samuel Costa sobre ataques ao STF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em meio aos desdobramentos da trama golpista que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, o advogado criminalista Samuel Costa se posicionou de forma contundente em defesa das instituições democráticas. Para ele, a tentativa de declarar o Ministro Alexandre de Moraes suspeito ou impedido de julgar o caso representa uma ameaça grave ao Estado de Direito e à democracia brasileira.
 

"A democracia e as instituições democráticas não podem ser ameaçadas e intimidadas", afirmou Costa, destacando que os ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF) vão além de divergências jurídicas ou políticas, configurando uma estratégia para minar a autoridade judicial e alimentar uma falsa narrativa de perseguição política.
 

Segundo o advogado, essa tática pragmática dos golpistas busca desestabilizar as instituições, promovendo ataques e intimidações para inviabilizar julgamentos justos e independentes. Ele alerta para o perigo de um precedente que tornaria possível desacreditar ou ameaçar magistrados, garantindo impunidade aos criminosos e fragilizando a democracia.
 

"Se essa estratégia prosperar, estaremos abrindo espaço para o caos e a impunidade. Proteger a independência do STF e das demais instituições democráticas é indispensável para que a Justiça prevaleça sobre qualquer tentativa de desordem", pontuou.
 

Samuel Costa ainda reforçou que a Justiça não pode ser refém de intimidações, destacando que o papel do STF é garantir a aplicação da lei e a manutenção da ordem constitucional, especialmente em momentos de crise. "Ataques como esses são uma afronta direta ao Estado de Direito e devem ser enfrentados com firmeza por todos que acreditam na democracia", concluiu.
 

O posicionamento do advogado ecoa entre setores que veem a independência do Judiciário como um pilar inegociável da democracia, especialmente em um cenário político tão polarizado e delicado como o atual.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS