GOLPISMO: Bolsonaro pode levar 28 anos de prisão e mais de 30 inelegível

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por esses delitos na quinta-feira (21)

GOLPISMO: Bolsonaro pode levar 28 anos de prisão e mais de 30 inelegível

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Se for condenado conforme o indiciamento da Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ficar inelegível por mais de 30 anos. Já a soma de penalidade criminais pode resultar em 28 anos de prisão. Bolsonaro foi indiciado pela PF na última quinta-feira (21) pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e organização criminosa. 
 
As penalidades podem aumentar caso seja levado em consideração eventuais pedidos de acréscimo de pena em razão de circunstâncias agravantes e combinação de condutas criminosas apontadas pela PF. 
 
O advogado e professor de direito eleitoral da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo, Fernando Neisser, entende que depois de cumprida a pena, conta-se ainda oito anos de inelegibilidade em razão da aplicação de punição prevista na Lei da Ficha Limpa. 
 
Atualmente Bolsonaro tem 69 anos de idade e sendo condenado nessas hipóteses e em outras em decurso, ele ficaria inelegível até 2061, se as penas forem aplicadas a partir de 2025. 
 
Um dos fatos mais graves atribuídos a Bolsonaro pela PF foi a atuação na elaboração da minuta de um decreto para dar uma roupagem formal às ações golpistas e impedir a posse do presidente Lula (PT). 
 
Segundo uma das decisões do caso, expedida em janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a minuta "consubstanciava medidas de exceção, com detalhamento de considerados acerca de suposta interferência no Poder Judiciário no Poder Executivo, para decretar a prisão de diversas autoridades e a realização de novas eleições em vista de supostas fraudes no pleito presidencial". 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS