CRISTIANE LOPES: Deputada destina mais de 3 milhões para em apoio às famílias atípicas

O foco da parlamentar é criar um cenário mais inclusivo e acolhedor garantindo o apoio necessário para que mães de crianças atípicas recebam todo tipo de assistência que merecem

CRISTIANE LOPES: Deputada destina mais de 3 milhões para em apoio às famílias atípicas

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em menos de dois anos de mandato, a Deputada Federal Cristiane Lopes (União Brasil) já destinou mais de 3 milhões de reais para fortalecer políticas públicas voltadas às famílias atípicas. 
 
Como autora e presidente da Frente Parlamentar de Cuidado das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiência, Autismo e Doenças Raras, tem se destacado no Congresso Nacional por sua atuação firme e pelos resultados concretos em benefício dessas famílias, tanto em Rondônia quanto em âmbito nacional.
 
Entre os projetos financiados com sua ajuda, destaca-se o PCD + Mães Atípicas, realizado em parceria com o IFRO. Segundo Cristiane Lopes, o objetivo do projeto é oferecer formação profissional, práticas de cuidado e serviços de saúde para pessoas com deficiência e suas mães, especialmente aquelas assistidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de Rondônia.
 
“Os recursos serão aplicados em pesquisas inovadoras, capacitação profissional e cultural, além de serviços de saúde que atendam às necessidades específicas dessas pessoas e suas mães,” explicou.
 
Além disso, Cristiane propôs a criação da Semana Nacional da Maternidade Atípica como um esforço para ampliar o debate sobre a saúde física e mental das mães atípicas. “Infelizmente, muitas dessas mães não têm tempo de cuidar de si, pois estão sempre dedicadas aos filhos. Por isso, essa semana trará mais assistência psicológica e médica a essas mulheres”.
 
Outro tema central da atuação da deputada é a inclusão de crianças com deficiência no sistema educacional. Muitas prefeituras enfrentam desafios devido à falta de monitores capacitados para acompanhar esses alunos. 
 
“Precisamos capacitar mais profissionais da educação e garantir que nossas crianças tenham o suporte necessário para desenvolver todo o seu potencial. Também estamos lutando pela aprovação de projetos que assegurem direitos previdenciários para essas famílias, como a aposentadoria dos pais e cuidadores que se dedicam integralmente ao cuidado de seus filhos”.
 
Além do apoio às famílias atípicas, Cristiane Lopes também destinou 4 milhões de reais para a saúde e 7 milhões para a assistência social. Um exemplo importante é o investimento de 1 milhão de reais na construção de um Centro de Convivência na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho, um espaço de descanso para pacientes e acompanhantes vindos do interior do estado.
 
No Congresso Nacional, Cristiane Lopes é autora de projetos de grande relevância, como o PL 4942/2023, que estabelece a oferta de atendimento psicológico às mães atípicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também é autora do Requerimento de Urgência do PL 3.474/2021, que propõe a redução da jornada de trabalho para militares com dependentes deficientes, visando aliviar a carga dessas famílias.
 
“Sabemos dos desafios que essas famílias enfrentam diariamente. Por isso, nosso trabalho não para. Continuarei buscando soluções que garantam dignidade e qualidade de vida para essas mães e seus filhos. Juntos, podemos construir um futuro onde todos tenham as mesmas oportunidades e o apoio necessário do poder público,” concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Ro Porto Pecas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS