Em pouco menos de um ano alcançamos a marca de 6.198 perícias agendadas e 5.362 atendidas, um aproveitamento de 86,52%. Ao longo deste ano de trabalho o Estado enfrentou desafios relacionados ao comparecimento dos segurados as perícias previamente agendadas, com 764 faltas registradas em todos os atendimentos nas 3 cidades onde ocorrem perícias conectadas, representando uma taxa de ausência de cerca de 13,48%. No dia 18 de abril de 2025, a perícia conectada do INSS faz aniversário de implantação do sistema em Rondônia.
Apesar das ausências, as perícias conectadas permitiram que o Estado se consolidasse como referência nacional na implementação de soluções inovadoras para o atendimento previdenciário. O INSS conseguiu realizar 58 perícias por encaixe e 140 reagendamentos, demonstrando a flexibilidade e o compromisso da equipe em garantir o acesso aos direitos dos segurados. Essa iniciativa é parte da estratégia de gestão do Instituto Nacional do Seguro Social, que busca levar os serviços previdenciários a quem mais precisa com eficiência e sensibilidade social.
Rondônia exemplifica o impacto positivo da transformação digital nos serviços públicos, garantindo eficiência e acessibilidade para milhares de cidadãos. Vale lembrar que na perícia conectada o segurado precisa comparecer a uma agência do INSS no horário e dia marcados. Assim, apenas o perito médico não estará no local, visto que fará o trabalho remotamente. Essa inovação permite aos segurados maior agilidade no atendimento.
Nas palavras do Gerente Executivo, Saulo Macedo, “Trata-se de uma política pública inovadora no Estado de Rondônia. Fomos pioneiros na região Norte Centro-Oeste neste tipo de ação e buscamos continuar com o implemento desse sistema em outros municípios do nosso Estado. Há um compromisso com a sociedade de transparecer nossos resultados, de mostrar o que efetivamente estamos fazendo pela nossa população. Essa é uma política pública relevante ao qual nossa gestão continuará a buscar”.