A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) esclarece que o vídeo trata de boatos da criação de novas reservas
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma fala do secretário da SEDAM, Marco Antônio Lagos, durante uma exposição agropecuária no interior de Rondônia em maio de 2022 voltou a tona com a tragédia ambiental que Rondônia está passando. O material pode ajudar entender sobre a falta de responsabilidade preventiva e repressiva da gestão Marcos Rocha (UNIÃO) em relação aos focos de incêndios em áreas de floresta que vem sufocando a população rondoniense.
O vídeo foi conduzido pelo diretor da Caerd, advogado Lauro Fernandes que aparece ao lado de Lagos, incitando o secretário ao discurso, enquanto perguntava sobre o que ele chamou de uma ‘suposta’ criação de uma nova Unidade de Conservação (UC), na região de Guajará-Mirim, município a 329 quilômetros de Porto Velho. Vale ressaltar que a região foi tomada pelo fogo agora em 2024.
“Isso é mentira”, esbravejou, em resposta. “Não tem nenhuma reserva sendo criada ali na região de Guajará. Seria impossível de criar, seria desumano. O governador é ligado ao agro, ao desenvolvimento. Isso é mentira! Eu garanto: não estamos criando nenhuma área de reserva”, continuou Antonio Lagos.
Emocionado, Lauro da Caerd diz “estão dizendo por aí que o governador é ambientalista, quando, na verdade, ele está reduzindo áreas de reserva, justamente, para melhorar a situação dos agricultores”. “Não é verdade?”, complementa.
“Sem nenhuma dúvida!”, rebate o chefe da Sedam. “O governador é ligado ao agro, ao desenvolvimento, eu garanto, não está sendo criado nenhuma área de reserva. Estamos tentando desfazer erros de áreas criadas sem nenhum estudo. Rondônia é agro”, finalizou o secretário Marco Antônio Lagos.
Na época, a SEDAM emitiu uma nota à imprensa sobre o vídeo, e afirmou que se trata apenas de um esclarecimento dado pelo secretário por conta de boatos de que novas áreas de reservas estariam sendo criadas.
“A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) esclarece que o vídeo trata de boatos da criação de novas reservas na região do município de Guajará-Mirim. Não há estudos técnicos, no âmbito do órgão ambiental estadual, com vistas à criação de novas Unidades de Conservação no município de Guajará-Mirim, que já possui mais de 90% do seu território composto por áreas protegidas. Dessa forma, a Sedam reafirma o seu compromisso de continuar trabalhando em prol da sustentabilidade ambiental em respeito a toda lei em vigor e a ordem econômica e social do Estado de Rondônia”, disse a SEDAM em nota encaminhada a imprensa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!