Um avião bimotor oriundo do Peru foi interceptado neste domingo (13) pela Força Aérea Brasileira (FAB) , após entrar clandestinamente no espaço aéreo brasileiro. A aeronave, do modelo Seneca e prefixo PT-RBC, sobrevoava a Amazônia e caiu em uma área remota entre Mato Grosso e Pará. Dois bolivianos foram presos.
Radares do CINDACTA IV identificaram a aeronave por volta das 9h da manhã. Caças A-29 Super Tucano da FAB foram acionados para a interceptação, sob os protocolos de policiamento do espaço aéreo, que incluem reconhecimento visual, interrogação e ordens de mudança de rota.
Como o piloto se recusou a obedecer aos comandos, a aeronave desceu e colidiu com o solo nas proximidades do rio São Manoel, região de difícil acesso próxima à Aldeia Ariramba, na fronteira entre o Mato Grosso e o Pará.
Um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB levou agentes da Polícia Federal até o local. Lá, encontraram pacotes com substância análoga à maconha. Os dois suspeitos foram presos e levados à cidade de Alta Floresta (MT) com o material apreendido.
A ação faz parte da Operação Ostium, integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e visa combater atividades ilícitas no espaço aéreo nacional. Ela foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal (PF) e com apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Em resposta ao Portal iG, a Polícia Federal informou que "a operação foi fruto do compartilhamento de informações entre as forças de segurança envolvidas, o que permitiu a identificação, por meio de monitoramento aéreo, de uma aeronave modelo Sêneca no espaço aéreo brasileiro. A aeronave passou a ser acompanhada pela FAB e pela Polícia Federal, sendo constatado que não possuía plano de voo".
Também contou que "os dois pilotos, ambos bolivianos, foram resgatados e encaminhados a um hospital em Alta Floresta/MT, devido aos ferimentos decorrentes da queda da aeronave".