Jesualdo Pires
Jesualdo Pires está de malas prontas para ingressar no PSD. O ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual deve mesmo se filiar à legenda, que pretende abrir espaço para que ele dispute uma vaga de deputado federal nas próximas eleições.
Acordo União Europeia–Mercosul
Uma comissão mista do Congresso Nacional decide hoje se ratifica o acordo entre União Europeia e Mercosul. O Parlamento brasileiro é representado por 10 senadores e 23 deputados federais. Assinado em janeiro, após décadas de negociação, o texto não pode ser alterado pela comissão, cabe apenas aprovar ou rejeitar.
PEC do fim da escala 6x1
A proposta de emenda constitucional que altera a jornada de trabalho de 6x1 para 5x2 foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O próximo passo será a criação de uma comissão especial para ouvir os setores envolvidos e embasar o texto. A intenção é votar a matéria antes do período eleitoral.
Queda de juros
O Banco Central sinaliza possível ajuste na taxa básica de juros. O termo usado agora é “calibragem”, indicando perspectiva de redução, diante do crescimento econômico, níveis positivos de emprego e inflação abaixo das projeções iniciais.
Pesquisa Quaest
A Quaest deve divulgar nesta quarta-feira (11/02) nova pesquisa sobre a eleição presidencial de 2026. Será a segunda do ano e a primeira sem o nome do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entre os possíveis candidatos.
Cenário anterior
Na pesquisa anterior, Lula liderava com 35% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro com 26%. Depois apareciam Ratinho Jr. (9%), Ronaldo Caiado (4%), Romeu Zema (3%), Aldo Rebelo (2%) e Renan Santos (1%). Entre os entrevistados, 7% estavam indecisos e 8% declararam voto branco, nulo ou abstenção.
Zambelli de volta?
A Justiça italiana decide hoje se autoriza a extradição de Carla Zambelli para o Brasil. O julgamento já foi adiado quatro vezes. Ela chegou à Itália em junho de 2025 e foi presa cerca de um mês depois. Desde então, aguarda a decisão sobre seu retorno ao país.
“Roberto Gutierrez é jornalista. Na comunicação desde outubro de 1976, passou por todas as mídias e há quase três décadas é editorialista e analista político.”