SEM FUMAÇA E GELADA: ICMS do cigarro, tabaco e charutos vai para 37% em Rondônia

Novo percentual será cobrado a partir de janeiro em operações nos produtos nocivos à saúde, incluindo a cerveja, que terá 34% de imposto

SEM FUMAÇA E GELADA: ICMS do cigarro, tabaco e charutos vai para 37% em Rondônia

Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/Getty Images

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir de 12 de janeiro, produtos considerados prejudiciais à saúde humana ficarão mais caros em Rondônia, devido à aprovação de um projeto recente na Assembleia Legislativa que aumentou a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

Esse aumento afeta especificamente cigarros, charutos e tabacos, com uma alíquota de 37%, tornando-se a mais alta do ICMS no estado a partir de janeiro. Em contraste, outros produtos terão uma alíquota de 19,5%, enquanto a cerveja terá uma alíquota de 34%.

 

O Governo do Estado alegou que segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de aumentar os impostos sobre o cigarro, para reduzir o consumo, especialmente entre os jovens e as pessoas de baixa renda.

 

É importante observar que o ICMS é um imposto estadual que compõe o preço da maioria dos produtos vendidos e representa a maior parte da arrecadação de tributos no estado.

 

Isso significa que o consumidor sentirá o impacto desse aumento em suas compras diárias, como alimentos, combustível e transporte público.

 

Anteriormente, a alíquota do ICMS sobre a venda de cigarros em Rondônia era de 32%, o que significa um aumento de 5% com a nova lei estadual. O estado prevê arrecadar aproximadamente R$ 24 milhões até 2026 apenas com a venda de cigarros.

 

É importante reforçar que o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa e já foi sancionado pelo governador Marcos Rocha, do União Brasil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS