CÂMARA MUNICIPAL: PL que dispensa entregadores de adentrar condomínios é aprovado

O PL é de autoria do vereador Joel da Enfermagem

CÂMARA MUNICIPAL: PL que dispensa entregadores de adentrar condomínios é aprovado

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto de Lei nº 4539/2023, de autoria do Vereador Joel da Enfermagem (PROS), que propõe a dispensa dos profissionais responsáveis por entregas a domicílio de adentrarem os espaços de acesso restrito de condomínios domiciliares verticais e horizontais, foi aprovado pela Câmara Municipal de Porto Velho.
 
 
O prefeito do município, utilizando as atribuições conferidas pelo VI do artigo 87 da Lei Orgânica Municipal de Porto Velho, sancionou a lei após sua aprovação pela Câmara Municipal.
 
 
De acordo com a nova lei, os entregadores não serão mais obrigados a entrar nos espaços de acesso restrito de condomínios para realizar entregas. Em vez disso, o destinatário da entrega será responsável por se apresentar ou enviar outra pessoa presente na mesma unidade condominial para receber o pedido ou encomenda entregue. No entanto, essa regra não se aplica quando o destinatário ou outras pessoas na unidade condominial são pessoas com deficiência, ou possuem mobilidade reduzida devido a lesões, enfermidades, gestação, idade, entre outros.
 
 
Em caso de descumprimento por parte do destinatário, o profissional responsável pela entrega tem permissão para não concluir a entrega e retornar com o pedido ou encomenda ao ponto de origem. A lei proíbe a aplicação de sanções financeiras ou avaliativas por parte do remetente, da plataforma digital de entregas ou de qualquer contratante.
 
 
Por outro lado, se o cliente abordar o entregador de forma constrangedora, vexatória ou humilhante, o cliente poderá ser responsabilizado por seus atos conforme a legislação vigente.
 
 
Caso o profissional de entrega descumpra o disposto no parágrafo único do artigo 2º, o destinatário pode acionar o remetente, a plataforma digital de entregas ou qualquer outro responsável pelo serviço de entrega, sem prejuízo de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
 
 
A autonomia dos condomínios para permitir ou vedar a entrada de profissionais de entrega em suas instalações é preservada, respeitando a livre escolha do profissional para aceitar ou recusar sua própria entrada. No caso de proibição total do ingresso do entregador no condomínio, o condomínio poderá autorizar seus colaboradores a realizar a entrega direta ao destinatário, desde que não haja prejuízo ao pedido ou à encomenda entregue.
 
 
A lei entrará em vigor a partir de sua data de publicação, trazendo mudanças significativas nas regras para entregas a domicílio nos condomínios domiciliares de Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS