Senado analisa proposta que facilita regularização fundiária na Amazônia

O PL 4718/2020 foi apresentado nesta quinta-feira (24) pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO)

Senado analisa proposta que facilita regularização fundiária na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A regularização fundiária é uma das demandas mais urgentes em Rondônia, atualmente, pois garante segurança jurídica aos ocupantes das terras e às famílias assentadas, acesso a serviços públicos, além de aquecer a economia, gerando emprego e renda para a população do campo.
 
Isso porque, de posse dos títulos dos imóveis, os proprietários passam a ter acesso ao crédito rural e a programas de desenvolvimento da agricultura, da pecuária, de forma a impulsionar a produção sustentável na região e a proteção do meio ambiente, já que a responsabilidade ambiental é atribuída a cada beneficiário da regularização.
 
Apesar da importância do programa de regularização fundiária, após mais de uma década de sua existência, muitas famílias ainda não conseguiram ter acesso à titulação das terras, em grande parte devido aos obstáculos presentes na burocracia estatal. Na busca de resolver o impasse, o senador Marcos Rogério apresentou um Projeto de Lei que que busca inserir o Poder Judiciário nos esforços de titulação por meio da instituição do processo judicial de regularização fundiária, tornando o procedimento mais célere e menos burocrático.
 
“Atuamente, o processo era feito unicamente por via administrativa, o que o tornava mais lento e burocrático. A partir desse projeto, será possível também via judicial. Neste caso, a Justiça Federal que decidirá sobre o preenchimento dos requisitos legais para o deferimento da titulação, diminuindo o peso sob a administração pública”, explicou o autor do projeto, o senador Marcos Rogério.
 
O projeto prevê ainda a possibilidade de a Defensoria Pública dos Estados ou da União promover a ação judicial de forma individual ou coletiva em favor das famílias de baixa renda para a regularização de ocupações individuais que não excedam 4 (quatro) módulos fiscais. Com a possibilidade de concessão da gratuidade da Justiça, os beneficiários poderão contar com os peritos judiciais, inclusive para a realização do georreferenciamento, um dos grandes obstáculos hoje existentes para as regularizações.
 
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (24/09) no Senado Federal, e aguarda leitura da Mesa para ser encaminhado às comissões pertinentes para análise e deliberação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS