Vereadores querem relatório da ida dele a Ásia e o quanto foi gasto pelo prefeito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com fins culturais e educacionais, a viagem oficial do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), ao distrito de Namyangiu, na Coreia do Sul, para a assinatura de uma carta de cooperação com a Associação de Pequenas e Médias Empresas local, renderá ao ordenado do chefe do executivo um total de R$ 28.573,02 em diárias pagas pelos munícipes.
Para que o internauta tenha uma noção de como se chega a esse cálculo basta realizar seguinte contabilidade, o valor pago a Hildon Chaves por um dia de trabalho em viagem internacional é de R$ 2.040,93.
O prefeito ficará por treze dias e meio a serviço da municipalidade em terras coreanas, o que chega à somatória mostrada na reportagem, a título de curiosidade é maior que o próprio ordenado de Chaves, que de acordo com ele é doado para entidades beneficentes.
Além de Chaves, o titular da Secretaria-geral de Governo, Basílio Leandro de Oliveira, também está a serviço de Porto Velho na Coreia do Sul e tendo suas devidas diárias pagas pelo contribuinte.
Publicidade e relatório
Um ponto de questionamento e dúvidas é a total falta de informação sobre a viagem de Chaves e sua comitiva para a Coreia do Sul. Apenas uma nota sobre o assunto foi publicada no último dia 06 de novembro, um dia após a decolagem do prefeito, no site da prefeitura da capital rondoniense.
Até o momento nenhuma matéria institucional foi publicada sobre as visitas de Chaves aos comerciantes do distrito de Namyangiu, ou participando de eventos no país asiático. Aliás, sequer a data da solenidade de assinatura desse termo de cooperação foi repassada pela prefeitura.
Vereadores já se mobilizaram para cobrar relatórios e declarações de gastos dessa viagem assim que o prefeito pisar em solo beradeiro. De acordo com a assessoria de comunicação institucional da Prefeitura de Porto Velho, um material sobre o trabalho do prefeito na Coreia do Sul está sendo produzido e será publicado em breve.
Curiosidade
O período da viagem de Chaves à Coreia do Sul coincide com o agendamento de férias que ele havia programado para 2019 e logo em sequência adiou para 2020.
Ironia
Em resposta a um veículo de imprensa local que realizou um questionamento sobre a viagem de Chaves à Coreia do Sul, a chefe de comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Yalle Dantas, foi irônica e não respondeu sobre o fato.
“Obrigado por acompanhar o portal da transparência do município, e inclusive descreve de forma clara e precisa o período de viagem e para qual país o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves viajou para cumprir agenda de trabalho”, disse ela.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!