SANEAMENTO BÁSICO: “Rondônia precisa estar pronta para o marco regulatório”, diz Léo Moraes

Para isso, o congressista vem buscando a elaboração de um projeto de demissão voluntária e o avanço na realização da transposição dos servidores

SANEAMENTO BÁSICO: “Rondônia precisa estar pronta para o marco regulatório”, diz Léo Moraes

SANEAMENTO BÁSICO: “Rondônia precisa estar pronta para o marco regulatório”, diz Léo Moraes / Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A falta de saneamento básico pode ser considerada um dos maiores problemas dos municípios rondonienses, um exemplo é a capital do Estado, Porto Velho, onde menos de 5% da cidade possui tratamento de esgoto.

 

Na Câmara Federal, o deputado Léo Moraes (PODE), vem se alinhado com as autoridades públicas competentes para sanar essa vergonhosa constatação, que á a causa de doenças e da precarização da qualidade de vida de toda a população.

 

“Somos a pior Capital do Brasil! Já realizei denúncias, que é o trabalho do legislativo, além de cobrar o poder público competente como prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado”, afirmou Léo Moraes.

 


Para isso, o congressista vem buscando acelerar dentro do poder executivo estadual e federal a elaboração de um projeto de demissão voluntária e o avanço na realização da transposição dos servidores, fato que conseguiria preparar Rondônia para o marco regulatório do saneamento básico que deverá ser votado no Congresso Nacional em breve.

 

“Com essas ações conseguiremos aliviar a carga do Estado, facilitando a execução desses serviços básicos e necessários para a nossa comunidade. Seguirei firme nessa pauta, sempre apresentando propostas e buscando o dialogo com os poderes, para que um dia os municípios rondonienses possam se ver livre do atraso que é a ausência de uma rede de esgoto em uma cidade”, disse Léo Moraes.

 

Marco Regulatório do Saneamento Básico

 

Já aprovado no Senado, o Marco Regulatório do Saneamento Básico garante a participação de empresas privadas nos trabalhos de saneamento das cidades brasileiras, tudo sendo fiscalizado pela Agência Nacional de Águas – ANA, que estabelecerá regulamentações e normas para essa atividade.

 

O marco regulatório está contido no PL 3.261/2019, apresentado por Tasso Jereissati (PSDB-CE) para substituir a Medida Provisória 868/2018, que perdeu a validade antes de ser votada. Agora será votada pelos deputados federais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS