João Rodrigues e Celso Jacob estão no grupo. Congressistas retornam em 1º de agosto. 2º semestre terá número reduzido de sessões
Congresso fica vazio até 31 de julho por causa do recesso / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começa oficialmente nesta quarta-feira (18.jul.2018) o recesso parlamentar de meio de ano. O período de folga de deputados e senadores se estende até 31 de julho.
Neste intervalo, eventuais questões urgentes que precisem ser decididas são avaliadas por uma Comissão Representativa formada por 7 senadores e 16 deputados. A composição do colegiado de plantonistas deste ano terá uma particularidade: 2 deputados condenados e cumprindo pena de prisão em regime semiaberto.
João Rodrigues (PSD-SC) e Celso Jacob (MDB-RJ) foram condenados pela Justiça e já cumprem pena. Atualmente estão autorizados a exercer o mandato parlamentar na Câmara por meio de decisões judiciais. Na semana passada, o Conselho de Ética da Câmara arquivou os 2 processos que poderiam levar à cassação dos mandatos exercido pelos parlamentares.
Rodrigues é titular e Jacob integra a comissão como suplente do MDB.
COMISSÃO REPRESENTATIVA DO CONGRESSO
O colegiado de plantonistas é formado por 7 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes, eleitos na última sessão de votações do semestre. Tem como objetivos, determinados por uma resolução do Congresso:
A equipe deste ano é presidida pelo senador José Pimentel (PT-CE). Eis a composição completa do colegiado de plantonistas.
2º SEMESTRE NO CONGRESSO
A volta dos congressistas aos trabalhos em 1º de agosto abrirá 1 semestre com perspectivas de pouca movimentação. É ano eleitoral e a maioria dos deputados e senadores estarão em campanha nos Estados. Com o agravante de 1 governo enfraquecido, dificilmente projetos de relevo serão discutidos e votados até outubro.
Até o número de sessões da Câmara dos Deputados e do Senado será reduzid0. Na Câmara, o cronograma oficial das atividades do próximo semestre no Congresso ainda não foi divulgado. No entanto, o calendário prévio já foi enviado às assessorias dos parlamentares. Eis as datas em que poderão ocorrer as sessões do chamado “esforço concentrado” para votações na Câmara:
Normalmente, as sessões do “esforço concentrado” são convocadas com efeito administrativo, ou seja, o deputado que faltar tem desconto no salário.
Já no Senado, a expectativa é de que as sessões parlamentares ocorram na 2ª e na última semana de agosto e em pelo menos uma semana de setembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!