A 5ª edição do concurso aconteceu no auditório do parque de exposições.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia Internacional do Idoso, comemorado neste domingo, 1º de Outubro, foi marcado pelo maior e mais tradicional evento da Terceira Idade de Rondônia: o Miss e Mister 3ª Idade 2017. A beleza, o charme e a experiência da melhor idade foram os requisitos apresentados por todos os concorrentes. A 5ª edição do concurso aconteceu no auditório do parque de exposições Ovídio Miranda de Brito, em Vilhena.
A deputada federal Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp estiveram na festa prestigiando o casal mais elegante, simpático e belo de Rondônia. “Este é o tipo de evento que oportuniza a integração da Terceira Idade de todo o Estado. É o resgate da autoestima, da socialização e, principalmente, a valorização de uma geração que viu Rondônia crescer e se desenvolver. Todos estão de parabéns, foi uma festa muito linda!”, enfatizou Marinha Raupp.
O título de Miss Rondônia 3ª Idade 2017 ficou com Dalva de Oliveira Berger, do município de Cacoal. Já o Mister foi para Vilhena, para Renato Cordeiro Manso; que foram seguidos por Maria Portela Batista (Vilhena) e Pedro Carvalho Filho (Porto Velho), e Terezinha Lara de Lima (São Francisco do Guaporé) e Hilson Cristófoli (Cabixi).
Caravanas de vários municípios marcaram presença apoiando seus candidatos durante todo o evento. Depois do desfile foi servido um almoço para todos. Os ganhadores receberam uma cama box personalizada, além de outros prêmios.
Dia Internacional do Idoso – A data foi instituída em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear os mais velhos e também chamar a atenção para as questões que os envolvem. No Brasil, o desafio é duplo. O País, que era considerado jovem, vive o aumento da expectativa de vida, que está mudando esse quadro. Até 2060, a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estatuto – Promulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto do Idoso. A legislação determina que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!