Cadê o nosso feijão? Franquias estão proliferando maus costumes

Além do mais, Rondônia ser um Estado produtor de alimento essencial a todos nós.

Cadê o nosso feijão? Franquias estão proliferando maus costumes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Eu li hoje que o governo brasileiro autorizou a compra de feijão de outros países. Porque preço do feijão subiu às nuvens, justamente pela falta do produto. Eu acho tudo isto uma tremenda vergonha. Já que o arroz com feijão é a base da alimentação do brasileiro. Faltar feijão no Brasil é uma brincadeira que me faz pensar mesmo que estamos no fundo do poço.

Aqui em Rondônia, eu mesmo vi, vários compradores de feijão do Nordeste e outras regiões, campeando negócios ali para as bandas de Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta, porque o feijão é plantado no fim das chuvas, de março a abril e abre espaço para uma safra diferente e que o mercado de fora, vem atrás, mesmo porque escasseia no resto do Brasil.

Ali em Mirante da Serra e Nova União também são municípios de tradição produtora de feijão. Agora, eu fico me perguntando, quais os reais motivos que fizeram os agricultores rondonienses a não plantarem mais feijão, como plantavam no passado? Será que foram as pragas? A falta de incentivos oficiais? A opção pela produção de leite? Porque o Governo facilitou a vida do pequeno produtor com o CARTÃO SEMENTE. Com ele o produtor pode comprar a semente bem mais rapidamente e em qualquer loja agropecuária. Antes, não era assim.

VEJA TAMBÉM: Nazif dá prosseguimento à licitação cheia de suspeitas

Agora, se Rondônia desejar cair de boca, para o lado dos sanduíches americanos é outra coisa. E muito mais grave sobre todos os aspectos. As franquias estão aí mesmo, proliferando maus costumes alimentares, que induzem a aumento de peso e doenças. Talvez, quem sabe, este modismo queira tirar o feijão das nossas roças e das nossas mesas? Aqui, eu recomendo a EMATER, os cerealistas, as lojas agropecuárias com seus técnicos, as escolas técnicas, os prefeitos destes e de outros municípios a voltarmos a incentivar o plantio do feijão, como mais uma alternativa de renda para os pequenos produtores e sobre novas bases de plantio. Além do mais, Rondônia ser um Estado produtor de alimento essencial a todos nós.

Eu mesmo não abro mão do meu arroz com feijão e digo pra vocês, na cidade que nasci, em Tocantins eu não me lembro de ter visto nenhum gordo. E todo mundo oz com feijão e muito, todo santo dia. O Brasil tem que voltar a ser Brasil, pode-se globalizar tudo, menos o nosso gosto histórico pelo arroz e feijão. Este nacionalismo eu aprovo.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS