Secretário pede 30 dias a vereador para transferir SAE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As condições precárias na estrutura das dependências do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento e assistência dos portadores de HIV/Aids em Porto Velho, têm gerado um caos no atendimento aos pacientes. O problema foi amplamente discutido entre o vereador Sid Orleans (PT) e o secretário Municipal de Saúde Domingos Sávio Fernandes de Araújo, durante a manhã de terça-feira e ficou definido pelo titular da pasta que nos próximos 30 dias outro prédio será alugado para melhor atendimento.
Atualmente, o SAE atende cerca de 3 mil portadores de HIV/Aids e o próprio secretário declarou que a atual estrutura não tem a mínima condições de atender esses pacientes.
“Estamos trabalhando no projeto para ter um outro local. Para isso, deve ser feito um chamamento público para alugar um outro local nos próximos dias. Já estamos em conversação com o prefeito para uma área ao lado do Samur seja destinada para este objetivo e acreditamos que dentro de 30 dias a situação estará resolvida”, argumentou o secretário durante reunião com o vereador Sid Orleans.
Sid aproveitou a ocasião também para buscar mais informações sobre a falta de medicamentos básicos nos postos de Saúde da Capital, fato que está preocupando e deixando muitas famílias.
Segundo o secretário o Tribunal de Contas não permite a compra de material acima da tabela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) que está praticamente um década desatualizada.
O secretário garantiu que já estão sendo comprados gradativamente os medicamentos de acordo com a velocidade das licitações garantindo um respaldo legal nos procedimentos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!