Reflexões sobre o Natal – Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para algumas pessoas, o Natal está associado a uma casa enfeitada, uma mesa farta e muita bebida, pois é assim que se deve comemorar o nascimento do Redentor, o menino que nasceu numa estrebaria para salvar a humanidade. Com Ele, nascia uma nova era na história dos povos. E muitos pagaram, com a própria vida, pelo crime de sonhar com um mundo melhor. Ainda hoje, não são poucos os que padecem sofrimentos e humilhações, simplesmente porque desejam realizar na terra o reino que ele prometeu.
E você, como festeja o nascimento do Cristo-Menino? Segue o estilo acima descrito ou assume o que o evangelista Marcos recomenda, ou seja, anunciar a palavra a toda à criatura? Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (16,15 -16). Qual das duas opções você acredita que mais agrada aos olhos de Deus?
É importante louvar ao Senhor por amor de sua salvação. E o salmista convida-nos a assim proceder. Mas não da maneira como fazem alguns cristãos. Passamos os 365 dias do ano cuidando apenas dos nossos interesses, sem, contudo, nos compadecer do sofrimento alheio. Transformamos a memória do Salvador no apelo mercadológica a mais. Enquanto isso, sob as mesmas marquises das lojas às quais acorremos atraídos por nossa sede de consumo, acumulam-se os sem-teto, os pés descalços, os famintos, os deserdados da sorte, exatamente aqueles aos quais devemos amar como a nós mesmos.
No dia 24 de dezembro, em alguns lares, muitas mesas estarão fartas e muitos presentes serão trocados, enquanto na maioria deles restará a desesperança e prosperará a descrença. Neste Natal, vamos encontrar uma maneira diferente para falar do nascimento de Jesus. Deixemos um pouco de lado a comida e a bebida e perguntemos a nós mesmos o que é possível fazer, mas que ainda não fizemos. Assim, com certeza, estaremos sendo dignos de festejar o Nascimento de Jesus e Dele nos aproximando concretamente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!