A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso da Assembleia Legislativa , recebeu na tarde desta terça-feira (05) representantes do Conselho Estadual do Idoso. Na ocasião, Maria José Ovidio, membro do Conselho, elencou as dificuldades que enfrentam principalmente na estrutura dos conselheiros, tendo como presidente a secretária da SEAS e representantes de outros órgãos que não se reúnem, criando outros problemas como o impedimento de desenvolver projetos, ações e o fundo do idoso, que restringe mais ainda o andamento das atividades.
O membro Erinaldo Oliveira, discorreu sobre a falta de divulgação do conselho, e apresentou reivindicações para melhoria. “É necessária toda uma estrutura para que de fato nossos idosos tenham boa qualidade de vida, e precisamos exaustivamente do apoio do legislativo para cobrar melhorias que já foram reivindicadas em várias outras gestões”.
Maria Auxiliadora que também é integrante do conselho, agradeceu ao deputado presidente da Comissão, Airton Gurgacz , pela iniciativa de apoiar os idosos nessa luta. “Buscamos tanto apoio, que nos honra está hoje aqui expondo nossas dificuldades e nossa vontade de melhorias pra classe. Precisamos do seu apoio, para que nossos projetos saia do papel, e para principalmente a criação do fundo do idoso para o desenvolvimento de tudo”, agradeceu Maria.
A deputada Rosangela Donadon, mentora de projetos voltados a saúde do idoso, parabenizou os convidados pela força e coragem na luta dos próprios direitos, e se ofereceu com atenção para ajudá-los no que for preciso.
O deputado Airton Gurgcz, relatou a experiência com sua participação na Conferência municipal do Idoso, realizada em Ji-Paraná no mês corrente, e destacou a falta de um membro do Conselho Estadual. Além disso, se dispões a cobrar do executivo, formas para a reorganização do Conselho e de todas as outras reivindicações. “Sabemos que daqui a uns anos teremos mais idosos do que jovem no Brasil, e precisamos atentar pra essas melhorias hoje. Estaremos de portas abertas para o conselho na forma de ajudar sempre no que for do nosso alcance.” Concluiu.