O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), durante pronunciamento em sessão plenária da ALE, disse da necessidade de se mudar radicalmente nesta campanha eleitoral de 2014 a forma de escolher os futuros detentores de mandatos parlamentares, elegendo pessoas que tenham compromisso com o coletivo. Declarou ele que é preciso se extirpar da política, os esquemas de eleição, de compra de votos ou pagamento de propinas.
Outro tema criticado pelo deputado Hermínio Coelho foi com referência as emendas parlamentares. Segundo ele, a emenda parlamentar tem sido utilizada por políticos corruptos, que fazem compromissos criminosos na época de campanha eleitoral. Além disso, a emenda é maléfica pois tem sido um instrumento bastante usado pelo Executivo, para manter o Legislativo dependente e submisso.
“No país da bandalheira, a gente sabe que infelizmente existem os esquemas montados em época de campanha eleitoral e muito dinheiro público posteriormente é mal aplicado. Agora é preciso não generalizar, pois existem sim políticos que dignificam seus mandatos. O jogo bruto da política é terrível”, declarou o presidente da ALE.
Para mudar esta situação, no entendimento do deputado é preciso que o eleitor vote sempre se pautando no interesse coletivo e não venda seu voto. Ao concluir, disse Hermínio Coelho que infelizmente hoje Rondônia e o município de Porto Velho, são governados por “tranqueiras”, e complementou: “O Confúcio Moura é mais do que ruim, é perverso, covarde, mentiroso, psicopata, estupra e mata e depois vai para o velório, ele tem coragem pra isso. A gente não pode aceitar esta safadeza que a política faz com o nosso Estado e o nosso município. Sofremos devido a este tipo de político que não tem compromisso com o povo”.