FIM DO NEPOTISMO - Câmara de Porto Velho derruba veto do Executivo por 15 votos

FIM DO NEPOTISMO - Câmara de Porto Velho derruba veto do Executivo por 15 votos

FIM DO NEPOTISMO - Câmara de Porto Velho derruba veto do Executivo por 15 votos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sessão ordinária na tarde dessa segunda-feira (24/02) a Câmara de Vereadores de Porto Velho derrubou o veto integral (por 15 votos favoráveis, 01 contrário e 05 ausências) aposto pelo Executivo Municipal ao projeto de lei nº 3.017/2013, de autoria do vereador Aélcio da TV (PP). O projeto que foi aprovado em duas discussões pela Câmara no segundo semestre de 2014, é considerado polêmico por que proíbe a prática de nepotismo no âmbito dos Poderes Legislativos e Executivos do Município de Porto Velho.
Em seu discurso Aélcio lamentou o projeto ter sido vetado integralmente pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e conclamou aos seus pares que votassem pela derrubada do veto. “O nepotismo não é ilegal, é imoral e temos que acabar com isto no serviço público”, o mandato não é um negócio de família, existem pessoas competentes para nos auxiliar sem que seja da minha família, justificou Aélcio.
A vereadora Ellis Regina (PCdoB) completou dizendo que o projeto contaria com o voto dela e lamentou não ter sido criado na legislatura passada. “Por conta de parentesco é que o IPAM está com um rombo milionário. Desde que o cunhado do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) esteve à frente do órgão”, lembrou.
RELATÓRIO DA PGM
Segundo o Parecer da PGM, o projeto foi vetado por se tratar de invasão do Princípio da Simetria, isto quer dizer que, no sistema federativo, ainda que os Estados-Membros e os Municípios tenham capacidade de auto-organizar-se, esta auto-organização se sujeita aos limites estabelecidos pela própria Constituição Federal. Assim, por este princípio, os Estados-Membros se organizam obedecendo ao mesmo modelo constitucional adotado pela União.
Outra justificativa citada pela Procuradoria foi a de que o STF tem o entendimento de que não existe a edição de lei formal para coibir a prática de nepotismo, uma vez que tal prática ofende aos princípios contidos no artigo 37 da Constituição Federal.
A PGM finalizou o Parecer citando que o projeto foi vetado por Inconstitucionalidade formal e ofensa aos princípios da Constituição e que o projeto foi elaborado sem observância das normas pertinentes ao processo de elaboração das leis municipais.
CCJ DA CÂMARA
O projeto de nepotismo tramitou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores e seu relator o vereador Leonardo Moraes, opinou pela inexistência de fundamentação jurídica apta para justificar o veto aposto pela PGM.
Em seu relatório citou que a prática do nepotismo significa favorecimento e que grande parte dos dirigentes políticos não conseguem manter o necessário equilíbrio e retidão de caráter para separarem o público do privado.
Ele rebateu o parecer declarando que no Brasil já há dispositivos legais que objetivam proibir o nepotismo na administração pública. “O primeiro é do Estado de Pernambuco do ano de 2007, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Eduardo Campos (PSB). O segundo é do ex-presidente do Brasil, Lula, de 2010 pelo decreto federal 7.203 que é pela vedação do nepotismo na administração pública federal. O terceiro é do Conselho Nacional do Ministério Público do Brasil, na resolução 001/2005 que também proíbe o nepotismo nos órgãos do MP da União e dos Estados. Há ainda a 13ª Súmula Vinculante, do STF, aprovada em agosto de 2008, que proíbe o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, Estados e Municípios”, sentenciou o Relator.
O Projeto segue agora para prefeito Mauro Nazif (PSB) que tem 48 horas para promulgar a lei. Se o Executivo não o fizer, o PL volta para a Câmara de Vereadores para ser promulgado pelo Presidente Alan Queiroz (PSDB).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS