Tratamento isonômico entre os candidatos a um cargo eletivo brasileiro, esse é o principio fundamental que garante a democracia e a igualdade do processo eleitoral. Porém, uma situação incomum vem acontecendo nos veículos de comunicação em Rondônia.
A ex-vereadora e candidata a prefeita derrotada no último pleito municipal, Mariana Carvalho (PSDB) vêm se utilizado de seu farto poder aquisitivo, oriundo de empreendimentos familiares, para comprar espaços em emissoras de rádio da capital.
Ao final das eleições 2012, Mariana Carvalho, deixou bem claro para muitas pessoas que a cercam, o seu interesse em ser candidata a uma das cadeiras no congresso federal em Brasília.
Após perder a eleição, o sonho político de Mariana passou a ser o de conquistar o cargo de Deputada Federal pelo estado de Rondônia. Para isso, ao final do resultado do das eleições municipais, Mariana Carvalho partiu para o ataque midiático, espalhando por toda a cidade outdoors agradecendo os votos, logo em seguida desejando boas festas.
Atualmente sem mandato é impossível ouvir algumas emissoras de rádio do estado sem ser constantemente informado, felicitado ou avisado de alguma coisa com o apoio da ex-vereadora Mariana Carvalho.
De acordo com o Ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Arnaldo Versiani, a propaganda eleitoral antecipada pode ficar configurada não apenas em face de eventual pedido de votos, exposição de plataforma ou aptidão política, mas também ser identificada por meio de circunstâncias subliminares.
Com essas intermináveis inserções nas emissoras de rádio de Rondônia, Mariana Carvalho sai na frente de seus eventuais oponentes, utilizando-se do dinheiro de sua familia e deixando seu nome em evidência sempre abordando contextos públicos e sociais.