Em busca de uma OAB que não seja apenas a cobradora de anuidade - Por Pedro Origa

Em busca de uma OAB que não seja apenas a cobradora de anuidade - Por Pedro Origa

Em busca de uma OAB que não seja apenas a cobradora de anuidade - Por  Pedro Origa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As eleições para o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil se avizinham e eu aqui relembro a visão apaixonada que tinha, quando formei, dessa Instituição que já foi tão importante para o Brasil.
Não sei se essa paixão era hereditária, no entanto, lembro do respeito e carinho com que eu tratava a Ordem, me revoltava com aqueles advogados que não participavam do pleito eleitoral e diziam que a OAB não passava de uma mera cobradora de anuidades.
Com o passar dos anos e o descompromisso da OAB com os reais problemas da advocacia, fui me juntando cada vez mais com a aquela ideia, que inicialmente me revoltava, de que a OAB nada mais era que "mera cobradora de anuidade."
Não sei se essa mudança de opinião foi apenas em razão do aumento natural das dificuldades do exercício da profissão ou pelo fato do abandono das velhas promessas de campanha de valorização da advocacia.
É de grande importância a OAB caminhar junto com os movimentos sociais, no entanto, a cada evento homenagear presidentes de sindicatos é afastar-se dos reais problemas da advocacia e inverter valores.
Também importante o apoio ao esporte em geral e o incentivo a confraternização dos advogados, no entanto, transformar o hall de entrada do prédio da Seccional em uma verdadeira sala de troféus de futebol é deixar de lado a real importância dessa Autarquia e de suas conquistas.
Duas chapas iniciam a campanha para comandar a Instituição e apenas uma certeza, a de que a Administração da Ordem será melhor.
Faço questão de abrir um parênteses, minha indignação e certeza que será melhor, se deve ao fato de que a partir de 2013 teremos um novo nome (sangue novo) na Presidência da Instituição, sem o desgaste natural de quem administra uma Instituição há mais de 6 anos e já concorreu reeleição.
Os reais problemas da advocacia são de conhecimento de todos, demora na distribuição de processos, expedição de alvarás, mandado e oficio de urgência, falta de funcionário e desrespeito a prerrogativas, problemas reais que necessitam de uma medida enérgica.
Hoje não sou mais aquele jovem sonhador de 10 anos atrás, porém ainda acredito que o advogado que irá assumir a Presidência dessa importante Autarquia possa me provar que a OAB é mais que cobradora de Taxas e Anuidade.
O presidente eleito terá direito de fazer história e enfrentar o problema de frente (mesmo que tenha que se indispor com quem quer que seja) ou se acomodar na inércia, apenas para ser convidado e se fazer presente nas festas e cerimônias de posse das autoridades em geral.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS