Propostas para o trânsito, esporte, lazer e uma visão empreendedora de Porto Velho foram a tônica da entrevista que o deputado federal Mauro Nazif (PSB) no programa Fala Rondônia, da Rede TV, nesta quinta-feira. O candidato a prefeito pela coligação Porto Velho: a Hora é Agora!!! também falou sobre ficha limpa, economia na Câmara dos Deputados e participou ontem no final do dia de reuniões à noite no Cai n’Água e no 4 de Janeiro.
Com muito bom humor e tranquilidade, o deputado Mauro Nazif concedeu entrevista ao apresentador Marcelo Bennesby, que questionou o candidato acerca das providências que tomará, caso eleito, para melhorar Porto Velho. Nazif defendeu a valorização e o emprego de profissionais especializados para realizar trabalhos que - no ponto de vista do candidato - não podem mais ser relegados a um segundo plano. Para Mauro, o trânsito da Capital é um exemplo claro. “Precisamos de profissionais capacitados para lidar com a situação da mobilidade urbana de nossa cidade”, explicitou, afirmando que não basta projetar soluções para os problemas atuais, mas sim para preparar a cidade para as próximas décadas.
Mauro alertou que no início dos anos 90 havia na cidade cinco empresas de transporte coletivo urbano, com cerca de 205 ônibus circulando para atender uma população de 250 mil habitantes. “Hoje, com quase 500 mil habitantes, temos duas empresas circulando com cerca de 170 ônibus pela cidade. Isso prejudica o nosso trânsito e reduz a qualidade do transporte. Temos que corrigir isso”.
A atenção com o tema fez com que Mauro Nazif apontasse na entrevista para o atraso de obras que - caso estivessem prontas - já estariam contribuindo com a mobilidade urbana de Porto Velho. “Não estou fazendo críticas à administração, mas a cidade já devia ter os viadutos prontos. Os recursos já estão em conta, por isso não estamos mais discutindo esse ponto, mas sim discutindo a obra propriamente dita”, afirmou. “O que a administração atual não puder entregar, nós entregaremos à população”.
O trânsito, inflado com o aumento da população em função das obras do rio Madeira, encaminhou a entrevista para um tema que preocupa o deputado federal. “Porto Velho já conhece a linha da pobreza, mas não conhece a miséria”, alertou. “Se o novo prefeito não observar isso, nós vamos conhecer a miséria, o que já acontece em tantas outras capitais do Brasil. Precisamos pensar em geração de emprego, e isso passa por incentivos à industrialização e ao agronegócio em nossa região.
A campanha
Questionado pelo apresentador como deverá ser o conceito de sua campanha, Mauro Nazif afirmou que o foco não vai ser no ataque ou nas críticas. “Vamos falar de nosso trabalho. Temos trabalho para apresentar, e é disso que vamos falar”, adiantou. “Vemos a política de forma muito séria. Ninguém pode levantar a mão e dizer que teve voto comprado pelo Mauro Nazif. Nunca comprei voto. Meus votos sempre foram conquistados com nosso trabalho. Acho que esse vai ser o ponto mais forte dessa campanha, pois promessas qualquer um pode fazer”. Para exemplificar, Mauro lembrou uma de suas mais importantes ações na Assembleia Legislativa de Rondônia: “Acabamos com a aposentadoria de deputados estaduais em Rondônia. Ora, quem não quer trabalhar quatro anos e ficar com uma aposentadoria de R$ 15 mil? Todo mundo quer. Mas isso é justo? Garantimos uma grande economia com isso”
Mauro Nazif chegou ao final da entrevista explicando que o motivo de ter Dalton di Franco como vice está na trajetória que traçaram juntos na política. “Temos uma história juntos, uma história de coerência entre o PSB e o PDT, com parcerias vitoriosas e nós dois nos orgulhamos de termos fichas limpas”, apontou.