Agências denunciam direcionamento de licitação na ALE - Rondônia

Agências denunciam direcionamento de licitação na ALE - Rondônia

Agências denunciam direcionamento de licitação na ALE - Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A licitação de publicidade que acontecerá nesta quinta-feira, 12/07, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, está direcionada para que uma agência sem qualificação financeira e técnica vença para administrar um contrato de 9 milhões de reais.
E se prevalecerem as cláusulas que constam do Edital, o prejuízo para os cofres públicos será de quase 1 milhão de reais, em quatro anos. A denúncia foi feita em diversas impugnações protocoladas por agências como Multmídia e Minha Agência, que administram, respectivamente, as contas do Detran e Governo do Estado.
Outras agências de publicidade, Ágil e G2, apontaram falhas no sorteio dos três membros da comissão técnica que irá julgar as propostas das licitantes. Estas denúncias indicam que ouve também direcionamento na escolha porque não foi obedecida a proporcionalidade, pois para cada membro da comissão, a lista para o sorteio tem que ter três nomes.
No caso, foram escolhidos dois membros vinculados ao Poder Legislativo, e a lista só tinha cinco nomes, quando deveria ter seis. A lista sem vínculo tinha 14 nomes e só foi escolhido um representante, sendo que pela quantidade de candidatos, dois deles obrigatoriamente não podiam ter vínculo com a Assembleia.
Segundo as agências, os principais indícios de direcionamento estão no fato de que não foi exigido patrimônio líquido mínimo para um contrato de 9 milhões anuais, ou 45 milhões em cinco anos.
O currículo das agências que receberá pontuação dos membros da comissão técnica julgadora também foi reduzido para quatro peças de publicidade, quando para uma licitação deste porte o normal seriam a apresentação entre 20 e 40 peças, que foram as quantidades exigidas na licitação do Governo do Estado, Detran e Ceron realizadas recentemente.
O prejuízo financeiro de cerca de um milhão para o Estado foi apontado na redução de 3% para 2% no valor que as agências são obrigadas a devolver para o cliente, quando os contratos ultrapassam 7 milhões de reais. Só aí o prejuízo é de 90 mil por ano, quase 500 mil em 5 anos. O Edital aumentou os honorários das agências que a lei limita em 15% para 20% nos serviços que não implicam em veiculação, o que representará no mínimo, 100 mil reais por ano, e 500 mil em 5 anos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS