Em seguida emitem nota fiscal simbólica de São Paulo para Rondônia, com saída tributada (para São Paulo), recolhendo para Rondônia apenas o ICMS da entrada interestadual simbólica, com redução de base de cálculo, bem inferior ao ICMS da importação recebid
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Conforme relata um servidor da SEFIN que por razões óbvias não quer se identificar, desde o malfadado episódio da isenção das usinas, amplamente denunciado pelo Rondoniaovivo em 2011, pode-se afirmar que ainda existem “forças ocultas” agindo no governo para que as empresas ligadas à construção das usinas não paguem ICMS como deveriam. A isenção fiscal planejada nos porões do atual governo lesaria Rondônia em quase um bilhão de reais.
Segundo o auditor, a causa da queda da arrecadação nos últimos meses é o resultado da sonegação/elisão fiscal das diversas empresas ligadas ao empreendimento da construção das usinas e da ineficiência da política fiscal da SEFIN, pois foi justamente nessa época que entraram o maior volume das turbinas e equipamentos de ativo imobilizado, em valores de grande monta.
Elisão e evasão fiscal são duas formas de evitar o pagamento de tributos. A evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc. Já a elisão fiscal é procedimento utilizado pelo contribuinte antes da ocorrência do fato gerador, objetivando economia fiscal ou redução da carga tributária, pela escolha, entre diversos dispositivos e alternativas legais, porém as vezes imorais. Com certeza um esquema planejado por algum economista sem compromisso com o povo desta terra. Um esquema que deve ser imediatamente cessado pelo Governador Confúcio Moura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!