Em visita ao Centro de Pesquisa Agroflorestal de Porto Velho, na última quinta-feira (18), o deputado federal Moreira Mendes (PPS) defendeu a realização de parcerias com o governo estadual e universidades como forma de fortalecer a unidade da Embrapa no estado. A convite do diretor geral, César Teixeira, e do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Samuel José Magalhães, Moreira conheceu de perto as instalações do centro e se prontificou a intermediar um encontro entre os dirigentes locais da Embrapa e o governador eleito, Confúcio Moura, para discutir o assunto. O objetivo, segundo ele, é buscar uma parceria com o Estado logo no início do novo governo.
O diretor explicou que o convite ao deputado surgiu da necessidade de mostrar às autoridades políticas rondonienses a situação de abandono em que a instituição se encontra. “O grande estreitamento do deputado Moreira Mendes com o setor produtivo é um passo para uma parceria forte entre o poder político e a instituição”, justificou.
Ciente da grande importância da Embrapa, especialmente para Rondônia, que tem sua economia baseada na agricultura e na pecuária, Moreira Mendes salientou que o órgão não pode ficar esquecido pelo poder publico. “Nós temos o dever e o compromisso de resgatar e valorizar a Embrapa nacional, e principalmente a nossa unidade aqui de Rondônia”. Ele acrescentou que as universidades – inclusive as privadas – poderão ser um grande reforço ao trabalho da Embrapa. “É preciso incentivar os estudantes a terem gosto pela pesquisa, bem como aumentar a oferta de cursos de pós-graduação voltados para o setor produtivo. E nesse sentido a Embrapa pode ter uma participação ativa e decisiva”, argumentou.
Laboratório
Uma das reivindicações dos dirigentes do Centro de Pesquisa Agroflorestal é a implementação definitiva do laboratório de leite, considerado por eles como indispensável para a melhoria da qualidade e da produtividade. Eles argumentam que o estado de Rondônia é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com uma produção média de mais de um milhão de litros por dia, situação que poderia melhorar sensivelmente com o funcionamento do laboratório.