Os senadores rondonienses Acir Gurgacz (PDT) e Fátima Cleide (PT), candidata à reeleição, estão na lista dos 10 senadores mais faltosos do Senado nos primeiros seis meses do ano. Eles faltaram às sessões do Senado e não deram qualquer explicação à sociedade, segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco.
Sem justificar os motivos do não comparecimento, Acir e Fátima faltaram às sessões plenárias com votações na pauta.
“De acordo com as regras da Casa, os senadores podem solicitar licenças para se ausentar das sessões deliberativas – aquelas em que são votadas proposições que podem se tornar as leis do país. As ausências não justificadas por licenças são consideradas faltas, com desconto no subsídio referente a um dia de trabalho”, diz a reportagem do Congresso em Foco (clique aqui para ler na íntegra).
Na relação dos dez mais faltosos, Acir Gurgacz aparece em sétimo lugar com sete faltas, enquanto Fátima Cleide ocupa a décima posição com cinco faltas sem justificativa.
Ao site Congresso em Foco, assessoria da senadora Fátima Cleide encaminhou a seguinte correspondência:
Os dias 31 de março e 30 de junho têm justificativa. Dia 31/03 a senadora estava participando das atividades na Conferência Nacional de Educação - CONAE. A senadora Fátima, na condição de presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, representou a Casa como membro titular da Comissão Organizadora da CONAE e como palestrante.
No dia 30/06 a senadora estava em atividades externas, conforme cópia do requerimento (anexo) devidamente protocolado na Secretaria-Geral da Mesa.
Com relação aos outros três dias (17/2, 4/03 e 17/06), a senadora também estava em atividades externas e por um erro nosso (assessoria) os requerimentos não foram protocolados junto à Mesa, como de costume.
Quaisquer esclarecimentos adicionais, favor entrar em contato conosco. Poderá falar comigo ou com o Antônio Soares, chefe de gabinete.
Atenciosamente,
Raimundo Nonato Silva Damasceno Júnior
Gabinete da Senadora Fátima Cleide - PT/RO