Uso da internet na campanha é discutida na palestra de abertura da especialização em Direito Eleitoral

Uso da internet na campanha é discutida na palestra de abertura da especialização em Direito Eleitoral

Uso da internet na campanha é discutida na palestra de abertura da especialização em Direito Eleitoral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Aula Inaugural do Curso da II Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral aconteceu nesta sexta-feira (24) no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

O palestrante convidado foi o juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira, que é membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio.
 
Além dos futuros especialistas em Direito Eleitoral e Processo Eleitorais matriculados no curso, estiveram presentes na solenidade de abertura várias autoridades, dentre as quais o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, juiz José Torres Ferreira, a Desembargadora Ivanira Feitosa Borges, Corregedora Eleitoral e Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, o juiz Francisco Reginaldo Joca, membro da Corte do TRE rondoniense e Vice-Diretor da Escola do TRE-RO, o Dr. Neórico Alves de Souza, Presidente do Instituto João Neórico, mantenedor da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, o Procurador Francisco Marinho, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Rondônia, o Promotor de Justiça Carlos Grott, representando o Ministério Público do Estado de Rondônia e o advogado Romilton Marinho, representando a OAB-RO.
 
O juiz Torres presidiu a solenidade. Em seu discurso, fez um relato da história da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, apresentando os trabalhos já desenvolvidos e em andamento na Escola.
 
Afirmou ser importante para o Estado de Rondônia e para a democracia brasileira uma especialização no campo do Direito Eleitoral. “É grande a dificuldade que profissionais militantes na área do Direito Eleitoral encontram em se atualizar, em virtude da escassez no Estado de eventos que busquem aprofundar o conhecimento no âmbito eleitoral. São raros os cursos de gradação que têm na sua grade a cadeira de Direito Eleitoral”, disse.
 
A Desembargadora Ivanira Borges, ao elogiar a iniciativa da Escola, ressaltou não ter dúvidas que operadores do processo eleitoral mais especializados contribuem para eleições melhores, com maior qualidade.
Após a cerimônia da abertura, o juiz Luiz Márcio palestrou para um auditório com mais de 90 pessoas presentes. O magistrado fez uma explanação sobre vários pontos da reforma política e eleitoral que tramita no Congresso Nacional. Apresentou os principais tópicos da legislação que estão em destaque no cenário político brasileiro e que necessitam de mudança. Compartilhou também iniciativas e experiências vivenciadas no Rio de Janeiro, onde já atuou como coordenador de várias atividades eleitorais.
 
Foi contundente ao afirmar que é preciso acabar, ou pelo menos, minimizar ao máximo as desigualdades. “O político utiliza um outdoor para prestar uma homenagem a alguém ou alguma data especial, e nele coloca estampado o seu nome e foto, isso é propaganda eleitoral antecipada”, frisou o palestrante.
 
Sobre a propaganda na internet, um dos tópicos mais discutidos na reforma, afirmou ser a favor da liberação nos blogs e site de relacionamento. “Entendemos ser permitido onde o internauta vai espontaneamente, onde não houve a ingerência do candidato ao impor essa propaganda ", explicou.
 
“A Lei Eleitoral precisa acompanhar as mudanças tecnológicas. Permitir o uso da internet na campanha eleitoral não é sinônimo de liberou geral. Claro que os provedores não podem ter propaganda. Pois também têm uma página inicial que o usuário recebe sem necessariamente estar interessado na invasão de candidatos”, esclareceu.
 
Essa Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, que está sendo promovida em convênio com a Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS