Política & Murupi - Por Leo Ladeia

Política & Murupi - Por Leo Ladeia

Política & Murupi - Por Leo Ladeia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Frase do dia:

“É forte, muito forte, fortíssimo o cheiro de estrume que exala do Conselho de (a)Ética de um Senado que, por inqualificável, é cada vez mais fácil de qualificar.”  – Jornalista Josias de Souza

 

01-Engarrafamento

O sempre caótico trânsito de Porto Velho conseguiu ficar ainda mais caótico. As razões são conhecidas e as soluções passam por estudo embasado no Plano Diretor. Aí a porca torce o rabo. O plano diretor está defasado, necessita de atualização, – a cidade cresce acima do previsto – ou seja: nem a Fernanda, Silveira, Itamar ou quem quer que seja tem condições técnicas de resolver o imbróglio. Some-se a isso o fato de que os recursos são finitos e parcos para a empreitada. Para desengarrafar, só com a ajuda do Ministério das Cidades. De novo vem a porca: ajuda só com projetos e força política. De qualquer forma ajudaria muito se a Semob fizesse um mutirão para tapar os buracos. Não é definitivo mas, ajuda e é mais fácil. Aliás, é hora de aproveitar o verão e desenrolar as obras senão...     

 

02-Falando nisso...

Os serviços públicos de qualquer prefeitura se sustentam como uma mesa de quatros pés: saúde, educação, serviços gerais como coleta de lixo e obras. Em Porto Velho a coisa não é diferente. A saúde que era uma tragédia vem apresentando sensíveis sinais de melhora mas, depende de obras em andamento. A educação vai bem na parte administrativa e só é criticada quando alguma obra deixa uma escola em palpos de aranha. Nos serviços gerais salta ao olhos a necessidade de obras para a implantação da coleta e destinação do lixo, apesar da coleta atual ser satisfatória. Obras: o carro chefe da atual administração está se transformando no grande calo do prefeito.  Sobram obras e atrasos. O pior é que as obras atrapalham o item transversalidade e complica a ação das outras secretarias. Para pensar. 

 

03-Acordo fajuto I

O senador Expedito Jr., ainda montado na garupa duma moto, subiu o tom discurso contra o governo federal e desancou: “É um desrespeito com a população do meu estado. São pouco mais de cinco mil famílias que acreditaram num documento assinado pelo ministro Carlos Minc e pelo presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Barreto Mello. O Palácio assumiu o compromisso de enviar para cá, imediatamente, uma medida provisória. Isso até agora não aconteceu. Se isso não ocorrer, as consequências serão dramáticas, vai ser o maior derramamento de sangue em Rondônia”, advertiu. Será que o tal acordo é fajuto ou alguém conseguiu passar – coisa difícil de acontecer – uma rasteira no Cassol?

 

04-Acordo fajuto II

Como previsto pelo governador Cassol, o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau acabou mesmo sendo invadido por pessoas que aguardavam uma solução para a retirada da área do Rio Pardo. Convenhamos que o festejado acordo, foi uma obra de engenharia rápida e como tudo feito às pressas – havia a necessidade de se liberar com urgência a Licença de Instalação da obra – traz pontos que podem e estão sendo contestados. E pelo que fui informado, o governador Cassol deve ir ao “campo de batalha”. Ontem lá esteve o chefe do Decom sem conseguir demover a plebe rude de continuar tocando no bailão.          

 

05-Acordo fajuto III

Era de se esperar. A senadora Fátima Cleide desceu a borduna e acusou “autoridades do Estado” de patrocinar o movimento de invasão da usina, inclusive com “o pagamento de passagens”. “Isso é um absurdo. Querem legalizar um acordo, que por ora não passa de protocolo de intenções, cometendo ilegalidades. Sobre a imposição do governador que quer um documento da Casa Civil, Fátima disse que espera o envio o mais breve possível e que no prazo máximo de 15 dias o goveno envie uma MP para encerrar a pendenga mas aproveitou a oportunidade e desferiu uma nova paulada: “É uma imposição de quem está patrocinando o movimento e que, diga-se de passagem, perdeu o controle sobre ele, está desesperado, por isso pediu este documento”. Ora se até o prefeito bate, por que não ela?

 

06-Acordo fajuto IV

O deputado Eduardo Valverde e o prefeito Roberto Sobrinho vão se reunir hoje à noite com o ministro Minc para retomar o acordo que vinha sendo costurado em busca de uma solução para os moradores de Rio Pardo, interrompidas quando “o governador Ivo Cassol decidiu conturbar o processo, lançando mão de chantagens e proselitismo político”, disse Valverde. “Estávamos bem encaminhados. As famílias já concordavam que teriam que retirar o gado, havia a possibilidade de deixar até 50 cabeças, teriam que optar por novos modelos de produção sustentável em pequenos módulos rurais, enfim, tudo caminhava para uma solução até que o governador entrou com chantagens, propôs um acordo e o vendeu como solução da lavoura, dizendo que tudo ficaria como estava, o que não era verdade”. Na barafunda instalada, Valverde tem sido a voz do bom senso e do consenso.

   

07-Acordo fajuto V

Uma informação dá conta de que o governador Cassol levou o tal documento à plebe rude e que isso teria acabado com o movimento. Release da Justiça Federal diz da liminar para reintegração de posse e revela:"não se discute, nestes autos, por certo, a legitimidade, ou não, das razões invocadas pelos manifestantes para levar a cabo o protesto. Do mesmo modo, não se pretende cercear os direitos, constitucionalmente assegurados, de livre manifestação e reunião pacífica, sem armas. Todavia, é indiscutível que o exercício destes direitos, pelos manifestantes, não se pode dar em prejuízo ou em sacrifício dos direitos de outros, inclusive o direito de ir e vir e de livre exercício do trabalho, também constitucionalmente garantidos." Fim do show e a plebe rude está “de volta pra casa”.

 

08-Quem é Paulo Duque no jogo do bicho?

O presidente do Conselho de Ética do Senado atende pelo nome aí acima e é um senador. Claro que poucos o conhecem mas, é aliado incondicional do Renan Calheiros, um cacife para ser o que quiser, ou melhor para o que Renan quiser no Senado. Duque, um político estadual – teve oito mandatos de deputado, chegou ao Senado em 2007, como segundo suplente do ex-senador e atual governador, Sérgio Cabral do PMDB. Octogenário mas com uma aparência bem forte, já deu mostras do seu estilo na seção que instalou a CPI da Petrobrás. Mais grosso que papel de enrolar pregos, rasgou o regimento por tantas vezes que a seção se transformou num circo tal o volume de gargalhadas.É o tanque do Renan. . 

 

09-Pizza indigesta

Lula encerrava uma entrevista quando o repórter lhe perguntou sobre os argumentos da oposição de que a CPI poderia acabar em pizza, temperada com o pré-sal, Lula não se fez de rogado e despachou na lata: "Depende. Todos eles são bons pizzaiolos". Claro que a ira foi grande até entre senadores da base governista. Da oposição saiu a resposta irônica, do senador Demóstenes: "O presidente da República está certo. Tem muito pizzaiolo aqui dentro. O PT está cheio deles. Primeiro o PT pediu que Sarney se licenciasse do cargo. Enquadrado por Lula, recuou. Depois voltou a pedir a licença. Em seguida disse que não forçaria Sarney a se licenciar". E o Zé de Nana falou: “a língua é o chicote do corpo”.

 

10-Festa no interior

Vem aí a marcha dos prefeitos a Brasília. Pode ser chamada de qualquer coisa, inclusive de marcha mas, na verdade, nada mais é que um momento festivo de tirar uma foto com o presidente – ano que vem tem eleição, o presidente tem mais de 80% de aprovação e uma fotinha dessas vale ouro – e passar o pires pedindo uns caraminguás. Traduzindo: Brasília se transformará numa grande romaria nordestina, tipo aquelas do Padin Ciço. Fila, beija-mão e “esmola pelamordeDeus”. Os prefeitos vão sair com “algum” que dá para acertar as contas em atraso, pagar o 13º e se economizarem direitinho, ainda sobra “uns trocos” para a campanha eleitoral. Junto com o santinho do condenado abraçado ao presidente Lula. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS