Assembleia realiza ato público para o enfrentamento da violência contra o idoso

Assembleia realiza ato público para o enfrentamento da violência contra o idoso

Assembleia realiza ato público para o enfrentamento da violência contra o idoso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou nesta segunda-feira, audiência pública para debater questões relacionadas a pessoa idosa e que se configurou na prática em um ato público contra a violência e na defesa de seus direitos. Para o proponente do evento, o deputado Professor Dantas (PT) este encontro foi de fundamental importância para se estabelecer políticas públicas voltadas à inclusão social dos idosos.

A omissão, a falta de cuidados, dignidade, respeito, e os direitos fundamentais das pessoas idosas foram os temas abordados neste encontro e que reuniu representantes de diversos segmentos sociais e de órgãos públicos. Logo na abertura dos trabalhos, houve a apresentação do Coral dos Idosos do Sesc.

Durante pronunciamento, o deputado Professor Dantas destacou a importância da sociedade aproveitar o conhecimento e a experiência dos idosos, em todos os segmentos sociais e profissionais. Ele defendeu ainda, a obrigação do Estado de garantir proteção a vida e a saúde destas pessoas.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, Delci Mazarelo, elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa de promover este evento, e aproveitou para comunicar novos investimentos no tocante ao atendimento à saúde da família. Ela anunciou também que existem programas específicos de atendimento aos idosos na área da saúde, como nos casos de hipertensão, diabete, tuberculose, dentre outros, garantindo medicamentos, exames e consultas, por conta do poder público.

Já a representante do Ministério Público, Tâmera Padoim disse que o ato promovido pela Assembléia Legislativa é uma iniciativa louvável e se constitui num ato de uma grandeza expressiva, principalmente nesta data em que a sociedade brasileira é convidada a refletir sobre os direitos e as ações que garantam a melhoria das condições de vida destas pessoas. Ela discorreu ainda sobre a necessidade de se fazer denúncias sobre maus tratos.

O delegado Geraldo Scatolon da Polícia Civil de Rondônia, destacou que 2% das ocorrências policiais de Porto Velho, envolvem idosos, mas que certamente estes dados não refletem a realidade, e que esta situação decorre de uma série de fatores e intimidações, devido aos laços familiares. Scatolon defendeu a necessidade urgente de se criar uma Delegacia de Atendimento do Idoso pelo menos na capital.

A secretária estadual de Ação Social e presidente do Conselho Estadual do Idoso, Tânia Terezinha Azevedo Pires, apresentou ao público presente as políticas públicas para a terceira idade, elaboradas pelo Governo de Rondônia. Para atender os 92 mil idosos, a administração estadual mantém centro de convivência em todos os municípios, além de instituições de longa permanência (antigos asilos) em Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Espigão do Oeste, Vilhena, Porto Velho e Guajará-Mirim. Ela anunciou que para 2009 estará sendo implantado programa de assistência especializado para este segmento. Emocionada, ela finalizou destacando sobre a necessidade de se valorizar os idosos no seio da família, resgatando sua importância em toda sua extensão e grandeza. Ao final, Tânia Terezinha disse que mais do que nunca pode se dizer que Rondônia conta com uma Assembléia Cidadã, por suas inúmeras ações sociais que desenvolvem e de seu comprometimento com a sociedade.

Durante a audiência pública foram proferidas duas palestras. A inclusão social dos idosos numa sociedade de desigualdades, foi o tema da advogada Elizabeth Leite, enquanto a Maria Edilena reportou-se sobre a qualidade de vida dos idosos.

A solenidade foi presidida pelo deputado Professor Francisco Dantas (PT), funcionando como secretário o deputado Ribamar Araújo (PT). Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, também as seguintes autoridades e personalidades: Tânia Terezinha Azevedo, Secretaria Estadual de Ação Social; delegado Geraldo Scatalon, secretário executivo da Polícia Civil; Delci Mazarelo, Secretaria Municipal de Saúde; Elizabeth Leite de Oliveira, seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil; médica Maria Edilena Guimarães da Silva, palestrante; e Tâmera Padoim, Ministério Público.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS