A regulamentação do serviço de moto táxi em Porto Velho tem um grande aliado. O deputado estadual Valter Araújo (PTB), corregedor geral da Assembléia Legislativa de Rondônia está defendendo a urgente introdução desses serviços na capital, como alternativa ao sistema de transporte, diante do aumento populacional e dos exorbitantes preços cobrados pelas empresas de ônibus.
De acordo com o deputado Valter Araújo é preciso se garantir a população uma alternativa, diante da qualidade dos serviços de transporte coletivo (principalmente dos valores das tarifas de ônibus, uma das maiores a nível de país) e os valores advindos do serviço de táxi. Continuando afirmou, que enquanto o poder público municipal não introduz uma gestão que garanta valores acessíveis a grande maioria da população, esta situação já foi percebida por taxistas da capital, que se mobilizam no sentido de implantar o sistema de táxi-lotação justamente para atender um maior número de pessoas que dependem desse tipo de transporte, pois a lotação também é uma alternativa viável para a população
Segundo Valter Araújo a nova Câmara Municipal de Porto Velho pode perfeitamente tomar uma decisão histórica, ao autorizar a implantação do serviço de moto táxi na capital, garantindo assim uma alternativa aos usuários, no atendimento de suas necessidades e gerando novos empregos diretos, e facilitando a vida de todos como, por exemplo, o trabalhador autônomo que tem que realizar seus serviços em diversos pontos da cidade e com rapidez. "Outro fator importante é que o cidadão pode estar doente em casa e ligar para um mototáxi e pedir para comprar um remédio ou alimentação com baixo custo e segurança pois os mesmo devem ser devidamente cadastrados e com uniformes de identificação", observou. Explicou o parlamentar que este serviço é prestado em várias capitais brasileiras como Fortaleza, Goiânia e outras trazendo benefícios para população. sem gerar prejuízos ou danos maiores as empresas de ônibus ou taxistas.
Ao concluir, afirmou o deputado que o trânsito de Porto Velho está caótico, com constantes congestionamentos, acidentes e cada dia aumenta mais essas ocorrências. "O uso de motocicletas torna ágil a locomoção e muitas empresas já se utilizam do serviço de motoboy, para a efetivação de entrega de mercadorias, cobranças e outros serviços, e o mesmo benefício pode ser levado a população com a regulamentação do serviço de moto táxi. Ele destacou ainda o projeto de lei de sua autoria aprovado ao final do ano passado, que institui no âmbito do Estado de Rondônia, o Sistema de Transporte e Prestação de Serviços através de motocicletas, que consiste na coleta e entrega de pequenas cargas e volumes compatíveis com a motocicleta, dentro dos limites do Estado. De acordo com a lei, os prestadores dos serviços deverão possuir e portar os equipamentos previstos para os motociclistas, contidos no Regulamento do Código Nacional de Trânsito.