Sobe para 118 o número de municípios que contarão com apoio de forças federais nas eleições 2008
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou em sessão administrativa o envio de força federal para mais quatro municípios, sendo três deles no estado do Amazonas (Maués, Tefé e Atalaia do Norte) e um em Alagoas (Delmiro Gouveia). O TSE aprovou o reforço na segurança para as eleições a pedido dos Tribunais Regionais Eleitorais do Amazonas (TRE-AM) e de Alagoas (TRE-AL).
O Tribunal Superior Eleitoral recebeu requisições dos tribunais regionais eleitorais de 12 estados para o envio de força federal para garantir a segurança pública em 260 municípios durante as eleições 2008. Os pedidos foram encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados diretamente ao TSE. Do total de requisições, o TSE já aprovou o envio de força federal para 118 municípios.
Os estados que pediram o envio de força federal para as eleições são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do caso específico do Rio de Janeiro. A requisição de força federal é feita pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que a encaminha ao TSE para exame.
O Pará requisitou o envio de tropas federais para 97 municípios. Em seguida, vem o Piauí, com 76 municípios, Rio Grande do Norte, com 39, Amazonas, 33, Amapá, 5, Alagoas, 3, Tocantins, 2, e Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com uma solicitação cada um.
Até agora o TSE aprovou o envio de forças federais para 82 municípios do Pará, 32 do Amazonas, 2 municípios do Tocantins e dois de Alagoas.
Rio de Janeiro
Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em que o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares na região metropolitana do Rio de Janeiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!