“É preciso colocar Porto Velho no piloto automático”, diz Hamilton Casara

“É preciso colocar Porto Velho no piloto automático”, diz Hamilton Casara

“É preciso colocar Porto Velho no piloto automático”,  diz Hamilton Casara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O candidato à prefeito de Porto Velho pelo PSDB, Hamilton Casara, em entrevista ao jornal eletrônico Rondoniaovivo.com, fez um balanço desses dois meses de campanha e fala de suas principais propostas para administrar Porto Velho, se eleito.
Casara concorda que a campanha, na prática, só começou após a exibição do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. Mesmo assim, acredita que os dois meses de campanha serviram para que os candidatos conseguissem tomar ciência das necessidades das comunidades.
“As caminhadas e reuniões nos bairros e distritos serviram, pelo menos para nós, para aprimorar nosso plano de governo. Pudemos observar que o plano deve ser adaptado de forma específica por região, respeitando as principais necessidades de cada comunidade”, ressaltou Casara.
Plano de Políticas Públicas para Porto Velho
Casara afirma que para esta reta final de campanha, pretende massificar suas propostas no horário eleitoral gratuito, aumentar o volume de trabalho nas ruas, como caminhadas e reuniões e se preparar para os debates com os candidatos.
Com um  plano de governo nominado “Plano de Políticas Públicas para Porto Velho apresentado pelo PSB”, Casara diz que, se eleito, seus sucessores jamais poderão fazer menos que ele na administração municipal, pois o plano só apresenta melhorias em todos os setores para o município.
“Precisamos colocar Porto Velho no piloto automático e nosso plano de governo serve exatamente para isso. Vamos deixar tudo tão encaminhado que, se eleito, nossos sucessores não terão como fazer menos que nossa administração!”, resume o candidato bastante entusiasmado.
Segundo o candidato, “Porto Velho vive um 4º ciclo econômico e precisa de um gestor que veja a situação de farol alto, aproveitar o momento para reivindicar as compensações para o município”.
Casara se refere as Hidrelétricas do Madeira e entende que no futuro, o município não pode ficar somente com o ônus do repentino aumento da população, sem que as obras em si, não possam deixar derivadores sociais que ofereçam qualidade de vida aos munícipes.
O candidato também entende que a estrutura administrativa de Porto Velho está totalmente defasada. Segundo ele, a estrutura funcionou muito bem quando Porto Velho tinham pouco mais de 100 mil habitantes.
“É preciso desburocratizar, ampliar os serviços de atendimento da administração pública, automatizar e criar as sub-prefeituras, descentralizando o atendimento.
Geração de Emprego e Renda
Denominado Programa de Produção Verde (PPV), o candidato acredita que este será o carro chefe de sua administração, se eleito. O programa é voltado para a geração de emprego e renda; preservação do meio ambiente e da fomentação do turismo.
Dentro do PPV haveria uma série de incentivos para os produtores do município e novas opções de emprego e renda, com desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente. Um exemplo seria o estímulo ao reflorestamento principalmente junto aos pecuaristas. “Com isso traríamos um dinheiro novo, pois criaríamos condições para que essa madeira reflorestada tenha compradores e destino para os diversos setores da indústria”.
Os recursos para o programa, segundo o candidato seriam conseguidos através de projetos junto ao BNDS ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ), Banco Mundial e Ministério do Meio Ambiente.
Outro programa dentro do PPV, seria o incentivo a psicultura, que abriria o comércio do Pirarucu para o mercado internacional (principalmente a Europa), pois a carne desse peixe fileta muito bem e ainda tem uma parecer favorável de testes realizados em Portugual de que poder ser utilizado no mesmo processo de salgamento que passa o Bacalhau para uma comercialização em grande escala.
O incentivo a criação da fauna silvestre como a tartaruga e o tracajá, também são opções do PPV, nele o produtor reservaria uma certa quantidade para devolver ao habitat natural e outra parte criaria e poderia comercializar normalmente para restaurantes, hotéis, pousadas etc, favorecendo o turismo na região e ainda a preservação da espécie.
Feirões permanentes em vários pontos da cidade, com produtos frescos e preço acessível às várias camadas da população incrementaria os setores chacareiros, pois seria mais um estímulo às pequenas produções. “Poderíamos fazer parcerias entre o município e o governo estadual para oferecer o calcário e os insumos aos produtores, desde que houvesse o compromisso de comercializar os produtos com preços mais em conta”.
Casara também ressalta um modelo que traria de outros estados que ele chama de Prosiporto (Programa de Saneamento dos Igarapés de Porto Velho). Este programa teria como principal objetivo resolver os problemas de alagação e saneamento na cidade. Segundo o candidato, haveria vida ao redor dos canais, respeitando as necessidades de região. Os recursos, segundo Casara, seriam obtidos com o BIRD (Banco Internacional para a Reconstruição e o Desenvolvimento) e também a Caixa Econômica, pois já há projetos similares no pais que têm o apoio financeiros destas instituições.
Na Segurança, o candidato promete criar o Conselho Municipal de Segurança Pública. Este conselho seria o agente que iria cobrar do município, estado e federação as obrigações estabelecidas em Lei.
Para as demais áreas, principalmente da educação e da saúde, o candidato garante que com o plano de governo que apresenta, propõe melhorias na qualidade de vida dos portovelhenses, pois seu plano irá contemplar todas as áreas. “Com responsabilidade e uma equipe técnica saberemos aproveitar o cenário que se desenrola em Rondônia, pois o município, volto a falar precisa de um gestor que pense grande, que atue em  parcerias com os demais poderes, e pende tão somente no bem estar da população”.
Para ser mais específico, o candidato cita que as empresas que estão vindo para a construção das hidrelétricas terão que fazer as compensações para Porto Velho, entre eles a responsabilidade social com os ribeirinhos e investimentos na saúde.
Já os royalties , serviriam para investir na Educação e na Segurança. Porém o candidato promete: “Se for eleito, garanto que o município irá abrir mão de parte dos royalties para garantir uma energia mais barata para a população”.
A próxima entrevista a ser exibida pelo Rondoniaovivo.com é com o candidato da coligação “O Futuro é Agora”, David Chiquilito Erse. (Cristina Barros)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS