Aprovação da Lei da Biossegurança na semana passada, trará avanços na saúde

Aprovação da Lei da Biossegurança na semana passada, trará avanços na saúde

Aprovação da Lei da Biossegurança na semana passada, trará avanços na saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Projeto de Lei da Biossegurança foi aprovado no último dia 02 com 85% dos votos da Câmara. Após muitas discussões e discursos de defesa e de protesto o Projeto permite o uso de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa e terapia e a transgenia de alimentos mas restringe outras atividades, como engenharia genética em célula germinal humana e a clonagem de seres humanos. O deputado Hamilton Casara foi um dos defensores do Projeto de Lei que trará grandes avanços, principalmente na área de saúde.

*Aprovado por 352 votos contra 60, a Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização em todas as atividades relacionadas aos Organismos Geneticamente Modificados e seus derivados, ou seja qualquer organismo cujo material genético tenha sido modificado por técnicas de engenharia genética. Essa ação é muito importante pois na verdade não se sabe até onde poderá se chegar com essas pesquisas, diz o deputado Casara, mas por outro lado não podemos permitir que o País se embrenhe na insegurança e impeça a descoberta de novas tecnologias que poderão contribuir com a recuperação de portadores de doenças hoje consideradas incuráveis. * Segundo o deputado Casara, a permissão para a utilização de células-tronco está restrita às células destinadas a irem para o lixo e qualquer pesquisa com células humanas precisará ser aprovada por um comitê de ética. A pesquisa poderá ser feita com embriões humanos produzidos por fertilização in vitro, contanto que sejam considerados inviáveis ou congelados há pelo menos três anos. Quanto ao uso da biotecnologia, o meio ambiente não sofrerá nenhum prejuízo. A própria Embrapa já desenvolve transgênicos no Brasil há mais de dez anos e possui um grande número de cultivos melhorados por essa tecnologia.

*Esse avanço, dado em favor da tecnologia, é mais um passo que o Brasil dá rumo ao desenvolvimento. As pesquisas, antes tão restritas no País, podem hoje se engrandecer de estar conquistando novos espaços. Ganha o cidadão, que poderá contar com novos recursos para melhoria da sua qualidade de vida e ganha o País que se engrandece aos olhos do mundo como um País preocupado com o futuro de seus cidadãos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS