Estado investe em tecnologia para aprimorar ações táticas da polícia

Estado investe em tecnologia para aprimorar ações táticas da polícia

Estado investe em tecnologia para aprimorar ações táticas da polícia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Simulador de tiros totalmente computadorizado e com projeção de realidade virtual é o mais novo aparato tecnológico adquirido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), para o treinamento de policiais e aperfeiçoamento de grupos táticos e de investigação.

 

O secretário de segurança, Evilásio Sena, diz que Rondônia é o segundo Estado brasileiro a adquirir o simulador. "Apenas o Amazonas tem tecnologia semelhante". Importado dos Estados Unidos, o equipamento deve ser instalado até meados de março, na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, em Porto Velho.

A aquisição da tecnologia é resultado de um investimento de R$ 750 mil, feito pelo governo do Estado, com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O secretário adjunto da Sesdec, Cezzar Pizzano, explica que o objetivo da secretaria é otimizar o sistema de capacitação policial e o de treinamento de armas em situações de enfrentamento.
O simulador deve possibilitar que os policiais militares e civis reajam de forma satisfatória em situações reais, nas ações de policiamento.O simulador - O Sistema é constituído por seis telas de projeção que cobrem o campo visual em 360 graus, formando um hexágono regular, através de montagem em quadros com cinematográficas.

 

As telas de projeção cercam totalmente o ambiente de treinamento de simulação, proporcionando assim a sensação real de ambiente de combate, podendo ser rearranjadas para composições de menor quantidade, proporcionando ambientes de 300 ou 180 graus, ou ainda alinhados em formação de Estande de Tiro.

Utilizando-se de uma biblioteca de imagens virtuais, o conjunto de projetores deverá simular situações de combate em campo aberto ou em zona urbana. Essas projeções são feitas de acordo com o tipo de treinamento escolhido a partir da biblioteca. O sistema permite o treinamento simultâneo de no mínimo cinco participantes.
Será possível o uso de armamento real existente na corporação, devendo ser especialmente convertidas para armas seguras, sem a utilização de munição verdadeira.
Resultados - Com o acompanhamento dos treinos, via computador, será possível medir o nível de estresse do policial, o desempenho na ação e a precisão dos tiros.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS