Policiais do Grupo de Investigação e Captura (GIC) estavam apurando o crime de furto ocorrido numa farmácia situada na avenida Imigrantes, bairro São João Bosco, em que infratores quebraram o vidro de uma das entradas de acesso ao estabelecimento e levaram lentes de contato, vários perfumes importados e aproximadamente R$ 2.000,00 em dinheiro. Dentre os objetos furtados também havia uma grande quantidade de remédios psicotrópicos cuja comercialização se dá mediante prescrição controlada.
Nas investigações os policiais descobriram que o crime foi praticado por uma quadrilha composta por menores adolescentes, todos eles já com passagem pela polícia por assaltos e furtos em residências na zona norte, dentre elas a de um delegado da Policia Federal e de um policial militar.
A Identificação dos menores infratores foi possível quando os policiais analisando as imagens do sistema interno de filmagens da farmácia, conseguiram identificar o menor de 16 anos, que foi localizado e apreendido pelos policiais do GIC, levado para Central de Polícia e posteriormente apresentado ao DEAAI. Com ele ainda recuperaram vários perfumes importados subtraídos da farmácia.
Os policiais vêm mantendo em sigilo os nomes dos outros adolescentes envolvidos para não atrapalharem as investigações, sobretudo, querem saber qual foi a destinação dada aos remédios de uso controlados, pois acreditam que tenha sido pra abastecer o mercado paralelo de remédios psicotrópicos na capital. Mas informaram que todos os adolescentes já têm passagem pela policia, inclusive são foragidos da Casa do Adolescente.