Negociações no Urso Branco estão paralisadas e “Birrinha” pode voltar para Nova Mamoré

Negociações no Urso Branco estão paralisadas e “Birrinha” pode voltar para Nova Mamoré

Negociações no Urso Branco estão paralisadas e “Birrinha” pode voltar para Nova Mamoré

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A rebelião no Urso Branco que iniciou às 17h00 de domingo, quando familiares dos apenados estavam visitando e espontaneamente se fizeram reféns, prossegue no quarto dia sem previsão de término depois das últimas negociações, que teve o seu ápice ontem (27) quando as exigências reivindicadas pelos amotinados foram acatadas pela comissão. *Em entrevista coletiva agora pela manhã o secretário de segurança, Renato Eduardo dos Santos, disse que as negociações foram paralisadas na terça-feira, às 21h00, pois não houve resposta da comissão dos apenados que negociam o fim da rebelião, com isso até o elemento “Birrinha”, estopim de toda a confusão, pode voltar para o presídio de segurança máxima de Nova Mamoré, já que o mesmo não acarretou qualquer mudança nas negociações com os amotinados. *De acordo com ele, todas as reivindicações imediatas e exigidas pelos apenados foram cumpridas, inclusive a presença da imprensa dentro do presídio – fato esse que acabou irritando os profissionais que se sentiram lesados, pois não tiveram acesso a nenhuma informação nova ou mesmo “privilégio” de destacar uma ou outra imagem mas relevante no local -. *O secretário disse que as autoridades ficaram aguardando até às 21h00 de ontem alguma posição dos amotinados, como não foi estabelecido nenhum contato mais, o fato acabou gerando desconfiança quanto a real intenção dos presos, que, segundo ele, podem estar intencionados em debelar uma fuga em massa através de túneis. *Quanto a essa questão Renato Eduardo disse que providências já foram tomadas com o uso de dois rolos compressores em volta dos muros do presídio para detectar qualquer túnel, e outros equipamentos – que ele não determinou quais eram – também estarão sendo utilizados para reprimir qualquer intenção de fuga. *Com a paralisação das negociações, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, assim como representantes do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), entre eles a ouvidora Carla Polaine e o diretor Maurício Kuehner, que vieram especialmente à Rondônia para acompanhar de perto o desenrolar da situação dentro do presídio Urso Branco, e o secretário executivo da SEAPEN, Juarez Barreto Macedo Jr. Estão reunidos e analisando as ações que serão tomadas daqui pra frente em relação as negociações com os presos rebelados. *O secretário disse que a prioridade é garantir a integridade dos reféns e que o motim termine de forma pacífica, ainda que não haja previsão para o seu término.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS