Amazonas - PF executa 11 mandados de prisão em ação de combate ao tráfico na fronteira

Amazonas - PF executa 11 mandados de prisão em ação de combate ao tráfico na fronteira

Amazonas - PF executa  11 mandados de prisão em ação de combate ao tráfico na fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Polícia Federal já cumpriu 11 dos 20 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal em uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. *“Os detidos pertencem a duas quadrilhas rivais, que disputam mercado”, disse nesta segunda-feira (04/9) o delegado federal em Tabatinga (AM) Giovanni Vicente Lopes. *A ação dos policiais federais começou na última quarta-feira (30), incluindo ainda o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e quatro seqüestros de bens. “Já apreendemos um automóvel de luxo e uma motocicleta. Estamos em busca dos outros três bens móveis”, afirmou Lopes. *“Os bens seqüestrados eram imóveis adquiridos aqui em Tabatinga com dinheiro obtido em ações criminosas: dois hotéis de luxo, uma casa (incendiada criminosamente na madrugada do último sábado) e um sítio”. *O delegado revelou que uma quadrilha é comandada pelo traficante colombiano Gallero, com comando centralizado em Tabatinga e atuação no Brasil e Peru. A outra é liderada pelos colombianos Arturo Quintero e Lurdes Ico, com sede em Letícia (Colômbia) e atuação prioritária no Brasil. Tabatinga, que fica a 1.105 quilômetros de Manaus, em linha reta, é vizinha a Letícia: para passar de uma cidade a outra, basta atravessar uma rua. *“Há indícios de que a quadrilha do Gallero contratava pistoleiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)", afirmou Lopes. “Eles são bem treinados e provavelmente eram usados em execuções”. *O delegado ponderou que, apesar de haver 20 mandados de prisão preventiva (que, diferentemente da prisão temporária, não tem prazo predeterminado), eles se referem a 19 pessoas – porque uma delas está citada em dois processos. Lopes divulgou o nome de apenas um dos oito suspeitos que continuam foragidos: Fabian Arturo García. “Estamos agora confirmando a informação de que ele foi assassinado em Benjamin Constant”, acrescentou. *Presos *Dos 11 detidos, quatro estão na Colômbia: Candelário Porras dos Santos e Vicente Sierra Portella foram presos em Bogotá; Júlio Cérsar Ramos Moreno e William Saá Chacon, em Letícia. Os sete que estão no Brasil se dividem entre Tabatinga e Manaus: o advogado João Carlos Pinto, o policial militar Márcio Jander Luzeiro da Rocha e os traficantes Vanuza Pinto de Araújo, Manuel José Barbosa Fonseca, Josimar Sabino Rodrigues, Izabel Pires dos Santos e Sebastian Cruz Anquilo. *Eles foram indiciados pelos crimes de associação para o tráfico internacional de entorpecentes, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro. O advogado foi indiciado ainda por fraude processual e o policial militar, por prevaricação (crime cometido pelo servidor público quando ele faz ou deixa de fazer algo em proveito próprio e em detrimento do interesse público).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS