TRÊS AMAZONAS: Estados com o mesmo nome em países diferentes revelam a ampla Amazônia

Cada um possui características próprias, realidades econômicas distintas e forte identidade cultural

TRÊS AMAZONAS: Estados com o mesmo nome em países diferentes revelam a ampla Amazônia

Foto: Reprodução Instagram

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
80 pessoas reagiram a isso.

Pouca gente sabe, mas existem três estados chamados Amazonas, localizados em três países diferentes da América do Sul: Brasil, Colômbia e Venezuela. Embora compartilhem o mesmo nome e estejam inseridos na floresta amazônica, cada um possui características próprias, realidades econômicas distintas e forte identidade cultural.

 

Brasil



No Brasil, o Estado do Amazonas é o maior do país em extensão territorial e abriga uma das regiões de maior biodiversidade do planeta. Sua economia é fortemente impulsionada pela Zona Franca de Manaus, que concentra um importante polo industrial. Além disso, o estado se destaca pelo extrativismo sustentável, com produtos como borracha, castanha e madeira legalizada, além do turismo ecológico, da pesca e de alguns polos de agricultura.


Colômbia


Já o Departamento do Amazonas, na Colômbia, tem como capital a cidade de Leticia, localizada na tríplice fronteira com Tabatinga (Brasil) e com acesso ao Peru. A região é quase totalmente coberta pela floresta amazônica e apresenta baixa densidade populacional. A economia local é baseada principalmente no turismo de natureza, na pesca artesanal, em atividades sustentáveis desenvolvidas por comunidades indígenas e na pequena produção agrícola. A posição estratégica da tríplice fronteira favorece o comércio e a circulação de pessoas.

 

Venezuela



Na Venezuela, o Estado Amazonas é um dos menos povoados do país e se destaca por suas paisagens naturais impressionantes, como os tepuis — montanhas antigas de topo plano, entre elas o Monte Autana, considerado sagrado por povos indígenas. Grande parte do território é ocupada por comunidades tradicionais, que preservam uma forte herança cultural. A economia é limitada, baseada sobretudo na agricultura de subsistência, no artesanato indígena e em pequenas atividades turísticas.



Apesar das diferenças políticas, econômicas e sociais, os três “Amazonas” compartilham um elemento em comum: a Amazônia como base de sua identidade, com enorme riqueza ambiental, cultural e estratégica para o futuro do planeta.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS