Curso aprimora prática de investigação para combate ao crime organizado

Curso aprimora prática de investigação para combate ao crime organizado

Curso aprimora prática de  investigação  para combate ao crime organizado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Promotores de Justiça das áreas criminal e da probidade administrativa do Ministério Público de Rondônia e Membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) dos Estados do Acre, Roraima e Rio Grande do Norte iniciaram nesta quinta-feira, dia 3 de abril, o Curso de Investigação Criminal e Combate à Corrupção, com instrutoria do Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Fábio Galindo Silvestre, integrante do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).
O curso, sob a coordenação do diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), Promotor de Justiça Eriberto Gomes Barroso, e executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), será encerrado nesta sexta-feira, dia 4 de abril.
A abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; do diretor do CEAF, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho e do Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula. Héverton Aguiar enfatizou a necessidade do aprimoramento constante na área de investigação criminal pelos Membros do Ministério Público para dar efetividade e resolutividade ao trabalho de combate ao crime organizado.
Ele afirmou que essa cobrança pela eficiência no trabalho de investigação do Ministério Público aumentou com a derrubada, no ano passado, da PEC/37, que pretendia acabar com o poder investigatório da Instituição. “A PEC/37 está longe de ser extirpada. A cada dia novas tentativas de derrubar o poder de investigação do Ministério Público são apresentadas”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça para enfatizar a importância de se aferir sempre a capacidade de investigação do órgão.
O curso tem a participação de 36 Promotores da área criminal, dando ênfase no combate à corrupção. O Promotor de Justiça Eriberto Gomes Barros afirmou que o objeto do curso é prática da investigação criminal, que é muito diferenciada da teoria. “Esse curso é uma oportunidade para todos, novos e os mais antigos Promotores na carreira, de tornar mais efetivo o trabalho de investigação criminal”.
O Promotor de Justiça Fábio Galindo, instrutor do curso, disse que o principal objetivo é a troca de experiências e discutir as dificuldades que os Promotores de Justiça enfrentam no dia a dia da investigação criminal, uma vez que a doutrina nacional sobre o assunto é quase inexistente. “Vamos buscar nesse curso tirar um padrão de atuação e doutrina interna de combate ao crime organizado”.
A mtetodologia do curso prevê aulas expositivas, com interação dos participantes, que proporcionará o intercâmbio de informações e de experiências na prática da investigação no âmbito das atividades institucionais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS