Promotor de Justiça do Distrito Federal troca experiência sobre Recurso Extraordinário com integrantes do MPRO

Promotor de Justiça do Distrito Federal troca experiência sobre Recurso Extraordinário com integrantes do MPRO

Promotor de Justiça do Distrito Federal troca experiência sobre Recurso Extraordinário com integrantes do MPRO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Promotor de Justiça Evandro Manoel da Silveira Gomes abordou os principais pontos de sua experiência na área de Recursos Especiais e Extraordinários no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), durante curso de capacitação para assistentes e assessores jurídicos do Ministério Público de Rondônia, nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, no auditório da Instituição em Porto Velho. O curso foi transmitido para as Promotorias do interior do Estado por meio do sistema de videoconferência.
O primeiro módulo do curso foi realizado na quinta-feira, dia 28 de novembro, com uma palestra do Promotor de Justiça Evandro Manoel para os integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça. O curso está sendo promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e será encerrado na tarde desta sexta-feira.
O diretor do CEAF, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, destacou a importância da iniciativa para a troca de experiência com o Promotor de Justiça Evandro Manoel, que atua há 10 anos no setor de Recursos Especiais e Extraordinários do MPDFT, frente às decisões dos Tribunais em matérias de interesse do Ministério Público.
Recurso Extraordinário (de sigla RE), no direito processual brasileiro, é o meio pelo qual se impugna perante o Supremo Tribunal Federal uma decisão judicial proferida por um tribunal estadual ou federal, ou por uma Turma recursal de um juizado especial, sob a alegação de contrariedade direta e frontal ao sistema normativo estabelecido na Constituição da República.
Nos termos do artigo 102, inciso III, da Constituição Brasileira, o RE é cabível quando se quer alegar que a decisão de tribunal recorrido contraria dispositivo da Constituição do Brasil; declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição; julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
O curso objetiva atualizar membros e servidores ante as recentes mudanças no cenário jurisprudencial nos campos de abrangência dos recursos especiais e extraordinários, preparando-os para atuar junto ao Núcleo Recursal em fase de instalação.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS