MPF recomenda ao prefeito de Ji-Paraná que faça estudo técnico sobre Catedral São João Bosco
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ameaçada de demolição, igreja pode ser patrimônio cultural do município
A prefeitura de Ji-Paraná e a Fundação Cultural tem dez dias para responder se irão acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que o Município realize estudo técnico sobre a Catedral São João Bosco.
A finalidade do estudo é verificar se a igreja pode ser considerada como patrimônio cultural ou histórico do município. O MPF recomendou também que a prefeitura faça parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realização do estudo.
Na recomendação consta que a Diocese de Ji-Paraná pretendia, ainda neste ano, demolir a Catedral São João Bosco, situada no Centro de Ji-Paraná, em região que abriga o Teatro Municipal e o Museu das Comunicações. O local é o primeiro núcleo de povoamento da cidade.
Após várias reuniões do MPF com representantes da comunidade, da Diocese e da prefeitura, constatou-se a necessidade de realização de estudo técnico para saber se existe interesse histórico ou cultural em relação à Catedral São João Bosco.
O procurador da República Henrique Felber Heck alerta que a omissão quanto à recomendação pode implicar em outras medidas administrativas e ações judiciais, incluindo responsabilização por eventuais danos materiais ou morais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!