Ministério Público Eleitoral entra com representações por utilização de nomes de órgãos públicos por candidatos

Ministério Público Eleitoral entra com representações por utilização de nomes de órgãos públicos por candidatos

Ministério Público Eleitoral entra com representações por utilização de nomes de órgãos públicos por candidatos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Eleitoral ingressou com sete representações para que a Justiça Eleitoral determine a exclusão da variação nominal de candidatos às eleições municipais em Porto Velho que utilizem nomes de entes públicos. As representações se referem aos candidatos a vereador João Bosco Costa, “Bosco da Federal; Carlos Antônio Pinheiro de Moura, “Dr. Carlos da Idaron”; Jean Carlos da Silva Brito, “Jean Silva do Tribunal”; Clebison Nobre de Abreu, “Clebison da Idaron”; Maria Moura da Fonseca Rodrigues, “Maria Moura do Detran”; Ramiller de Oliveira Benevides Filho, “Ramiller da CAERD” e Sebastião Oscar Soares Lima, “Lima da Semob”.
Para o Promotor Eleitoral Francisco Esmone Teixeira, os candidatos pretendem utilizar o nome dos órgãos públicos nos quais estão ou estiveram lotados como forma de reconhecimento eleitoral. “Ao fazê-lo, entretanto, ignora-se que está havendo óbvia e indevida vantagem incompatível com a igualdade de condições que deve imperar entre os concorrentes ao certame eleitoral”, enfatiza Esmone.
O Promotor Eleitoral acrescenta ainda que o destaque pretendido pelo candidato à sua candidatura – por meio do vínculo que possui com a administração pública – contraria o necessário afastamento da função estatal exigido pelas regras de desincompatibilização. Além disso, a norma penal eleitoral é expressa em estabelecer a vedação de utilização de qualquer meio passível de identificação conjunta do candidato ao ente público. “É legítimo que o candidato faça seu marketing pessoal sobre seu próprio nome, e não à custa da imagem de uma ou outra instituição, sobretudo de um órgão público”, acentua o Promotor Eleitoral.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS