Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgica

Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgic

Judiciário de Rondônia é foco de interesse do Cônsul da Bélgica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em visita ao Tribunal de Justiça de Rondônia, o cônsul da Bélgica, Peter Claes, demonstrou interesse em conhecer o Judiciário de Rondônia, pois acredita estar refletida na instituição toda a conjuntura econômica do estado. "Grande parte dos conflitos sociais vão parar na justiça", declarou. Recebido na manhã desta quinta-feira pelo presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes e pelo vice, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o cônsul fez várias perguntas sobre a estrutura do Tribunal, sobretudo com a implantação de grandes projetos como as hidrelétricas.

"Sabemos que os empreendimentos são importantes para o país, mas é certo que trará repercussões para o judiciário estadual. Aliás, já estão trazendo", admitiu o presidente do TJ ao relatar exemplos como ocorrências de prostituição infantil em localidades próximas aos canteiros de obras.

Com formação jurídica e experiência diplomática em países como Paquistão e indonésia, o cônsul se disse satisfeito em representar seu país no Brasil e que procura conhecer os estados da jurisdição do consulado da Bélgica em São Paulo. Claes fez comparações entres os dois sistemas judiciais. Segundo ele, na Bélgica são cinco tribunais superiores e 30 de primeira instância, bem diferente do Brasil, que tem instâncias estaduais e federais.

O vice-presidente, desembargador Marcos Alaor, esclareceu que apesar de vários estados terem problemas com o andamento dos processos Rondônia está numa posição de referência perante os demais, pois promove inovação em sistemas e consegue manter agilidade no atendimento.

Sobre a possibilidade de cooperação entre os países na área judiciária, tanto visitante como anfitriões concordaram que para combater crimes como narcotráfico é preciso encontrar soluções práticas que não esbarrem nas legislações de cada país. "O crime não tem fronteira", finalizou o cônsul.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS